

Os trabalhos continuam intensos nos bastidores políticos petistas para definir, até domingo (16/05/2010), a última vaga da chapa majoritária pela reeleição do governador Jaques Wagner (PT). Ontem, a Secretaria de Comunicação do partido confirmou a presença da pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, no 4º Congresso Estadual da legenda, programado para acontecer sábado e domingo, no Hotel Fiesta.
A chegada de Dilma é aguardada por volta das 11 horas do domingo, o que lhe permitirá acompanhar a plenária deliberativa do encontro, que homologará a pré-candidatura à reeleição do governador. Dirigentes dos demais integrantes da coalizão (PP, PSB, PDT, PCdoB e PRB) estarão presentes no evento partidário, que confirmará a distribuição por partidos das chapas majoritária e proporcionais.
Também na oportunidade deverão ser confirmadas as vagas de pré-candidato a vice pelo PP – que já indicara ao posto o ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Otto Alencar – e de um posto para o Senado, garantido ao PSB, destinado à deputada federal Lídice da Mata.
Resta decidir a escolha do segundo nome ao Senado para a festa da coligação de Wagner ser completa. Estão na luta o deputado federal Walter Pinheiro e o ex-governador Waldir Pires. Em função das normas do partido, o Congresso do PT não pode deliberar sobre nomes de candidaturas não consensuais. Porém, é provável, na impossibilidade do consenso, a delegação da decisão a uma instância do partido. Segundo uma fonte dentro do PT baiano, caso isso aconteça, uma reunião dentro do próprio Congresso escolheria o nome do candidato ao Senado restante.