Pesquisa Vox Populi demonstra liderança nacional do PT com 38%, enquanto o PSDB pontua com 35%. Na Bahia Wagner lidera com 45% das intenções

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Petistas lideram processo eleitoral e mostram que eleitores estariam propensos a votar nos candidatos do PT.
Petistas lideram processo eleitoral e mostram que eleitores estariam propensos a votar nos candidatos do PT.
Petistas lideram processo eleitoral e mostram que eleitores estariam propensos a votar nos candidatos do PT.
Petistas lideram processo eleitoral e mostram que eleitores estariam propensos a votar nos candidatos do PT.

O Vox Populi divulgou neste sábado uma nova pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2010. A pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010. Os dois mil eleitores foram entrevistados entre os dias 8 e 13 demonstram a liderança do PT nas intenções de voto dos brasileiros. 38% estão dispostos a votar no Partido dos Trabalhadores, enquanto 35% estão dispostos a votar no Partido da Social Democracia Brasileira.

A pesquisa colocou pela primeira vez um cenário de empate técnico entre Dilma e Serra. A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT com38% das intenções de voto. Enquanto o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra pontua em segundo lugar com 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o resultado demonstra um empate técnico entre os dois candidatos. Na pesquisa anterior (03/04/2010) o resultado foi o inverso, Serra com 38% e Dilma com 33% das intenções de voto.

Marina Silva está em terceiro lugar com 7% das intenções de voto. Enquanto 8% pretendem votar no Partido Verde.

Pesquisa espontânea

Quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar – também aponta a liderança da petista Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.

A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada. Subiu de 7% para 8%. As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste.

Fator Lula. O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Mesmo sem poder se candidatar, Lula é citado pelos eleitores, o que confirma sua popularidade.

Dilma ascende

A ex-ministra da casa civil, Dilma Rousseff, tem crescido na intenção de votos do eleitorado, segundo medições das três últimas pesquisas divulgadas pelo Vox Populi.

Em novembro do ano passado, Serra tinha 36% das intenções de voto e Dilma 19%.

Em janeiro, Serra registrou 34% e Dilma atingiu 27%.

Jaques Wagner lidera com ampla margem

Encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada no último sábado pela BandBahia, a pesquisa ouviu 700 entrevistados no Estado entre os dias 15 e 22 de janeiro. A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Resultados da Pesquisa estimulada (quando é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado).

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi mostra que o governador Jaques Wagner (PT) lidera a disputa para as eleições estaduais em 2010 com 44% das pretensões de votos.

O ex-governador Paulo Souto (DEM) vem na segunda posição, com 29% das intenções.

O ministro da Integração Geddel Vieira Lima (PMDB) obteve 8% da preferência do eleitor.

Na pesquisa espontânea (em que o entrevistado declara espontaneamente o nome do candidato)  Jaques Wagner se mantém na dianteira, com 17% das intenções de votos.

Paulo Souto aparece com 4% e o ministro Geddel Vieira com 1%.

Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e Hilton Coelho (PSOL) somaram 1% na pesquisa estimulada.

Os votos brancos e nulos somaram 6%.

115 pessoas entrevistadas disseram não saber em quem vão votar em outubro.

Qual dos candidatos tem mais chances de ganhar a eleição para governador em 2010?

52% dos entrevistados apontaram o nome do governador Jaques Wagner, 23% o de Paulo Souto, e  7% o de Geddel.  Luiz Bassuma pontuou com 1% e Hilton Coelho com 0%.

Quanto à rejeição, 25% dos entrevistados disseram não votar em Bassuma, 16% em Souto, 9% em Wagner, 8% em Geddel e 2% em Hilton.

O atual Governador Jaques Wagner e sua equipe vibraram com o resultado da pesquisa, que em sua opinião reflete o trabalho realizado pelo seu governo e mostra coerência com outras pesquisas, que o apontam com chances de vencer no primeiro turno.

Sobre Carlos Augusto 9654 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).