O curinga de Dilma, deputado Antônio Palocci

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Além do contato com os empresários, Palocci afina discurso de Dilma, ganha força na campanha e carimba passaporte para o ministério.

Na quinta-feira (20/05/2010), o ex-ministro e deputado Antônio Palocci estará em Nova York ao lado da pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, para prestigiar a entrega do prêmio de personalidade do ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Desde abril, quando Dilma deixou a Casa Civil para se lançar candidata, esta cena tem se tornado comum. Palocci é visto com frequência ao lado de Dilma, de quem é hoje um dos principais conselheiros. Engana-se quem pensa que o ex-ministro serve apenas de ponte entre o empresariado e a petista. Ele forma com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel o triunvirato responsável pelos rumos da campanha. A influência de Palocci é tanta que petistas próximos a Dilma, ouvidos por ISTOÉ, dão como certa sua volta ao ministério, no caso de triunfo nas urnas em outubro. “Palocci é um quadro de grande importância no PT e na política brasileira. É, sem dúvida, um dos responsáveis pelo sucesso do governo Lula. Por isso, é natural que exerça um papel importante na campanha ou mais adiante”, disse à ISTOÉ o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Desde que foi alçado à coordenação da campanha de Dilma, Palocci fala quase diariamente com a ex-ministra. Durante as reuniões do conselho político, ele ajuda a definir a agenda e sugere a linha dos discursos. Em outra frente, marca encontros com dirigentes de partidos e aproveita o bom trânsito com empresários e raposas do mercado financeiro para estreitar os laços destes setores, muitas vezes arredios, com a petista. Nada, no entanto, é feito sem consultar Dilma, de quem Palocci recebe instruções diretas. Foi com o consentimento da ex-ministra, por exemplo, que o deputado ajudou a organizar um jantar, em março, para a pré-candidata na residência do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Reuniu numa só mesa Jorge Gerdau; Marcelo Odebrecht; Luiz Nascimento, da Camargo Corrêa; Luiz Trabuco, presidente do Bradesco; Benjamin Steinbruch, da Companhia Siderúrgica Nacional; Joesley Batista, do JBS-Friboi; Josué Gomes da Silva, filho do vice José Alencar e presidente da Coteminas; e Paulo Godoy, da Associação Brasileira das Indústrias de Base e do Grupo Alusa. Segundo petistas, o jantar foi um sucesso e rendeu frutos para a candidata de Lula. Ponto para Palocci. Interlocutor do ex-ministro sempre que vai a Brasília, Gerdau é só elogios: “O deputado Palocci é uma pessoa altamente qualificada. Acima da média, eu diria.”

Leia + na Revista Isto É

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110061 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]