Debate sobre independência dos bancos centrais vem sendo feito em todo o mundo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, considerou positivo o debate sobre a necessidade de o BC operar com total independência do governo. Sem discutir o mérito da questão, ele disse que é positivo o fato de esse tipo de debate ser levantado pelos pré-candidatos à Presidência da República .

“É necessário debater mesmo, já que isso também vem acontecendo em todo o mundo, como por exemplo na Inglaterra, onde estive recentemente”, disse Meirelles, em entrevista na manha de hoje (31/05/2010), logo depois da sua apresentação na abertura do Exame Fórum Brasil: A Construção da Quinta Maior Economia do Mundo, promovido pela Revista Exame para discutir o futuro da economia brasileira.

Durante quase uma hora, ele fez uma analise do desenvolvimento do país nas últimas décadas, mais especialmente nos últimos dez anos. Defendeu as políticas adotadas pelo governo para enfrentar a crise financeira de 2008-2009. Para ele, o que o que tinha que ser feito foi feito.

“Agora é preciso fazer mais do mesmo”, referindo-se à responsabilidade fiscal, responsabilidade monetária e outras ações que possibilitaram ao Brasil entrar na crise depois de outros países e sair antes dos demais e mais fortalecido, com o nível das reservas externas alto, além da criação de empregos e de uma inflação mantida na meta.

Meirelles afirmou também que está de olho no que vem acontecendo nos Estados Unidos e nos países da zona do euro.

“É objeto de preocupação para todos. Vamos observar detalhadamente para ver a duração e qual será a real dimensão dos efeitos da crise que alguns países, como a Grécia, atravessam”.

As discussões do Exame Fórum Brasil se estendem por todo o dia, com a participação de empresários e economistas. À tarde, as atenções dos participantes se voltam para dois pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e José Serra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]