Lula vetará emenda que acaba com fator previdenciário, avisa Jucá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai vetar a emenda da Câmara dos Deputados à Medida Provisória (MP) 475, que acaba com o fator previdenciário. Quem anunciou o veto foi o líder do governo no Senado e relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que apresentou hoje (19/05/2010) relatório favorável ao fim do fator previdenciário.

Segundo Jucá, ele não alterou o texto da MP enviado pela Câmara para não prejudicar o índice de 7,72% de reajuste dos benefícios de aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Caso o relator fizesse emenda alterando o projeto e recolocando o fator previdenciário, a proposta teria que voltar à Câmara.

“A questão do fator previdenciário é uma mudança no modelo previdenciário do país. Isso tem que ser discutido com cuidado. Então, anunciei que não estamos alterando a matéria para não voltar para a Câmara, mas estamos pedindo o veto do presidente Lula quanto a isso. Já conversei com o ministro [das Relações Institucionais], Alexandre Padilha, hoje e já está acertado com o presidente Lula o veto nesta questão”, afirmou o líder.

Ainda segundo Jucá, no que se refere ao reajuste de 7,72%, bem acima dos 6,14% propostos inicialmente pelo governo, ainda não há definição se o presidente vetará também ou não. “Isso ainda está sendo analisado. Espero que o presidente não vete”, completou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111093 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]