Lula participará na próxima semana das comemorações do bicentenário da Independência da Argentina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das cerimônias comemorativas ao bicentenário da Independência da Argentina na terça-feira (25/05/2010), em Buenos Aires. Os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Sebastián Piñera; da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; e da Bolívia, Evo Morales, também já confirmaram presença na capital argentina.

Hoje (20), o governo argentino divulgou a programação das atividades que marcarão a data nacional do país vizinho. O momento mais importante será o jantar oferecido pela presidente Cristina Kirchner no Salão Branco da Casa Rosada, a sede do governo, com a presença de 200 convidados.

De acordo com o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, mais do que um jantar de gala o encontro será um ato institucional reunindo presidentes e chefes de Estado, representantes dos partidos de oposição, empresários, cientistas, intelectuais, jornalistas, trabalhadores, reitores de universidades, esportistas e religiosos de diferentes cultos.

O Salão Branco, onde acontecerá o encontro, é o mais importante da Casa Rosada. Ele é o centro de todas as cerimônias do governo argentino, como é o caso do juramento de presidentes eleitos, recepções a embaixadores e discursos oficiais. No Salão Branco, ocorreram os festejos referentes ao centenário da Independência da Argentina, em 1910, com um baile de gala presenciado pela infanta Isabel de Bourbon y Bourbon, representando a Coroa Espanhola.

Antes do jantar, Cristina Kirchner, acompanhada pelos demais presidentes, caminhará da Casa Rosada até o Cabildo – edifício onde funcionou a sede da administração colonial –, para assistir a um espetáculo de luz e som contando a história da Argentina nos últimos 200 anos. Em seguida, ela e os presidentes farão o percurso inverso, também a pé, voltando à Casa Rosada para o jantar no Salão Branco.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]