Lula participa hoje de comemorações pelo Bicentenário da República da Argentina

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília e Buenos Aires – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje (25/05/2010) para Buenos Aires onde deve chegar no começo da tarde. Lula e mais seis presidentes da República participam das comemorações do Bicentenário da República da Argentina. A festa inclui um rito previsto para as 17 horas desta terça-feira quando Lula, a presidente argentina, Cristina Kirchner e mais cinco chefes de Estado vão caminhar da Casa Rosada (sede do governo) ao Cabildo (antiga administração colonial argentina).

Confirmaram presença nos festejos de hoje os presidentes Evo Morales, da Bolívia; Fernando Lugo, do Paraguai; José Mujica, do Uruguai; e Sebastián Piñera, do Chile. À noite, Kirchner vai oferecer um jantar aos presidentes. Também foram convidados artistas, intelectuais, atletas e representantes de organizações não governamentais e sindicais.

Mas as celebrações do bicentenário ocorrem na Argentina desde a semana passada. Ontem (24) a Avenida 9 de Julho, a principal de Buenos Aires, transformou-se em palco para 120 artistas. O Calçadão do Bicentenário, uma extensa faixa na avenida, foi coberto por estandes de países latino-americanos e telões para exibições artísticas, além de locais para a venda de objetos e comida típicos.

Um dos destaques da festa ontem foi a inauguração e apresentação no telão de um vídeo sobre os 102 anos do Teatro Colón. O local é motivo de orgulho para os argentinos. Neste teatro nomes internacionais se apresentaram, como Maria Callas e Plácido Domingo. Com capacidade para 3 mil pessoas, o teatro estava em reforma desde 2006. A decoração em dourado e vermelho mistura estilos.

O governo de Cristina Kirchner decretou feriado hoje. O transporte público em Buenos Aires será gratuito para facilitar o deslocamento da população aos diversos pontos da capital onde serão promovidas as cerimônias e os espetáculos em comemoração ao bicentenário. Mas também foram organizadas celebrações no interior do país.

*Com informações dos Repórteres da EBC

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121698 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.