
O projeto de lei de acesso a informações públicas foi encaminhado esta semana à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado,informou a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que defende a aprovação do texto.
A proposta ainda terá que passar por duas outras comissões antes de ir a votação em plenário. A lei acabaria com o instrumento do sigilo eterno dos documentos públicos, fixando um prazo máximo 50 anos para que permaneçam classificados. O projeto se aplica a todas as instâncias de poder (Legislativo, Executivo e Judiciário) e aos três níveis de governo (municípios, Estado e União).
No mundo inteiro, mais de 70 países aprovaram leis de acesso à informação pública – 11 deles na América Latina. No Brasil, jornalistas e organizações da sociedade civil vêm pressionando o governo há quase uma década pela aprovação de uma lei.
Para mais informações, leia este documento da Unesco (PDF), visite o site do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas e a página da campanha Informação é um direito seu!, promovida pela ONG Artigo 19.
Outras notícias relacionadas:
Câmara dos Deputados aprova projeto de Lei de Acesso a Informações Públicas(Centro Knight)
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Unesco pede aos governos que aprovem Leis de Acesso a Informação (Centro Knight)
Campanha pede urgência na lei de acesso a informações públicas no Brasil (Centro Knight)
*Com informações do Centro Knight