Irã entrega carta à Aiea sobre acordo com Brasil e Turquia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Secretário-Geral da ONU diz que, se a proposta for aceita e implementada, poderá servir como importante medida de construção da confiança e abrir as portas para uma solução negociada sobre o programa nuclear iraniano; Ban Ki-moon também fala sobre navio da Coreia do Sul que afundou com torpedo norte-coreano.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou que o Irã entregou nesta segunda-feira uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, sobre o acordo assinado com Brasil e Turquia para a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear.

Em coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova York, Ban disse que já manteve longa conversa por telefone com o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, sobre o assunto.

Esforços

O Secretário-Geral voltou a saudar os esforços diplomáticos mantidos por Turquia e Brasil sobre uma solução para o programa nuclear iraniano, e disse que também conversou por telefone semana passada com o Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim.

Ban ressaltou que vai se encontrar no final desta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro, durante o 3º. Fórum da Aliança das Civilizações.

Ele disse que, se a proposta com o Irã for aceita e implementada, poderá servir como importante medida de construção da confiança e abrir as portas para uma solução negociada sobre o programa nuclear do país.

Ban Ki-moon lembrou que o Irã deve mostrar grande transparência e enfatizou a necessidade de plena cooperação com a Aiea e com as resoluções do Conselho de Segurança.

Coreia do Sul

Durante a coletiva, o Secretário-Geral disse ainda que o órgão máximo da ONU deve realizar consultas sobre o navio da Coreia do Sul que afundou em 26 de março. Segundo um relatório internacional divulgado semana passada, o navio foi atingido por um torpedo submarino da Coreia do Norte.

Ban afirmou estar confiante que o Conselho de Segurança irá tomar medidas apropriadas sobre a gravidade da situação. O incidente, de acordo com ele, é um forte aviso sobre a urgência de se garantir a segurança e a estabilidade na península coreana.

O Secretário-Geral da ONU ressaltou que a ação deplorável da Coreia do Norte contraria os esforços internacionais de promoção da paz na região.

*Com informações  da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112704 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: ed[email protected]