Governo autoriza construção das primeiras Unidades de Pronto Atendimento na Bahia. Feira de Santana está incluída no programa

Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Itabuna vão ganhar Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A autorização para a construção das quatro unidades – as primeiras das 14 que o Ministério da Saúde já aprovou para implantação no estado – será assinada pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, nesta sexta-feira (21/05/2010), às 10h, na Governadoria.

A previsão é que as obras, que terão um investimento de aproximadamente R$ 11,1 milhões, sejam executadas em seis meses. As unidades integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia.

As UPAs são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar. Nas unidades, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9368 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).