Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos, Manutenção do Parque da Cidade e Escolas terão curso de informática em ônibus digital

Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos, Manutenção do Parque da Cidade e Escolas terão curso de informática em ônibus digital.
Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos, Manutenção do Parque da Cidade e Escolas terão curso de informática em ônibus digital.
Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos, Manutenção do Parque da Cidade e Escolas terão curso de informática em ônibus digital.
Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos, Manutenção do Parque da Cidade e Escolas terão curso de informática em ônibus digital.

Festa de Bonfim de Feira completa 250 anos

Nove dias de muita festa, manifestação de fé e religiosidade. Assim foi o tradicional evento em louvor a Senhor do Bonfim, padroeiro do distrito de Bonfim de Feira, encerrado neste domingo (23/05/2010), com a realização de uma missa, pela manhã, e a procissão, à tarde. Além da parte religiosa, com a participação de centenas de pessoas nas novenas realizadas todas as noites, foram promovidos vários leilões, entre eles de animais, e quermesses.

Acompanhado da primeira-dama, Graça Pimenta, o prefeito Tarcízio Pimenta passou parte deste domingo no distrito, participando especialmente da missa em louvor ao padroeiro do distrito, onde também estiveram os deputados federais Colbert Martins Filho e Sérgio Carneiro, a deputada estadual Eliana Boaventura, além de vereadores e secretários municipais.

Ao final da missa, celebrada pelos padres Luiz Carlos Cerqueira, da paróquia local, e Valdson Lima, de Salvador, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância dos 250 anos de tradição da festa. “É um marco na história religiosa de Feira de Santana com a mais inabalável manifestação de fé cristã. O povo de Bonfim de Feira está de parabéns pela festa maravilhosa, que também atrai parentes que moram fora e pessoas de outros lugares”, completou.

Durante a celebração da missa, o padre Luiz Carlos fez questão de frisar o papel da família na consolidação de uma sociedade mais justa e próxima de Deus, lembrando o tema da festa deste ano: “A família brasileira através dos tempos”.

“Sem o amor ao próximo, a fé em Deus e a solidez da família, o homem se torna fraco e vulnerável. A fé inabalável em Deus, o amor à família e ao próximo, o ser humano viverá na glória do Senhor”, acrescentou.

No sábado (22), aconteceu o lado profano da festa, com a promoção de leilão, comidas e bebidas. A administradora do distrito, Ana Maria Carvalho de Oliveira, ressaltou a importância das comemorações religiosas para a tradição da comunidade. “É uma manifestação religiosa secular com uma paróquia de 207 anos de existência no distrito de Bonfim de Feira”, frisou.

Serviços de manutenção no Parque da Cidade

Os serviços de limpeza e capinação do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho foram ampliados. Segundo Marcello Araújo, diretor do Parque, está sendo feita a recuperação da pista de cooper e roçagem das áreas verdes. A previsão é que esses trabalhos sejam finalizados na próxima quarta-feira (26).

Mesmo com obras as sendo realizadas no local, o Parque da Cidade não interrompeu suas atividades e segue disponível para a visitação da comunidade. De acordo com o diretor, sempre haverá esse trabalho de conservação, variando de intensidade a depender da demanda.

“A manutenção do Parque é e deve ser contínua. Mesmo após esses serviços maiores, sempre haverá homens e máquinas trabalhando”, ressalta Marcello.

O diretor aproveita para adiantar uma novidade aos frequentadores do local: a partir da próxima quarta-feira (26), será colocado um personal trainer à disposição do público. “Ele vai instruir aqueles que utilizam a pista de cooper e os que usam o espaço das áreas verdes para alongamentos, inclusive podendo fazer atividades físicas coletivas com os presentes”, explica.

O profissional estará no Parque pela manhã e parte da tarde. Maiores informações através do telefone (75) 3622-1292.

Escolas terão curso de informática em ônibus digital

Alunos de três escolas da rede municipal de ensino vão começar o Curso de Informática Básica até o final do mês. Os responsáveis pelas aulas serão os monitores da Escola Itinerante de Informática, os quais passaram por treinamento nesta quarta e quinta-feira (20).

O curso será ministrado em duas etapas nas três primeiras escolas, ainda não selecionadas, e acontecerá durante a semana (manhã e tarde) em duas unidades, e “intensivão” na terceira escola, no sábado e domingo (também nos dois turnos).

Na primeira etapa, os alunos terão aulas de introdução ao computador e Internet (20 horas) e, na segunda, vão conhecer os programas de produtividade da Microsoft (Word, Excel, Power Point e Access).

Segundo o monitor do Programa Feira Cidade Digital, Antenor de Sena Moraes, outros cursos semelhantes serão oferecidos, paralelamente, em escolas que disponham de centros digitais.

Antenor informa ainda que, a partir desta segunda-feira (24), a equipe irá visitar as escolas do município para selecionar os alunos. Segundo ele, os critérios de escolha estão associados ao bom aproveitamento do estudante em sala de aula, especialmente no que diz respeito a notas curriculares, comportamento e assiduidade.

“A intenção é inserir os alunos à inclusão digital, além de prepará-los para o mercado de trabalho”, assegura.

Durante o curso, o ônibus digital vai dispor de três monitores e um auxiliar, reunindo 22 estudantes por turno de atividade. Já nas escolas dotadas de centros digitais, paralelamente durante a semana, serão destinados dois instrutores em cada unidade.

“O número de alunos a serem selecionados será de acordo com a disponibilidade dos cetros digitais”, frisa o monitor.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]