Feira de Santana: mais investimentos na educação. Confira estas e outras notícias na PMFS

Mais uma escola totalmente reformada será entregue nesta sexta-feira (21/05/2010) à comunidade estudantil de Feira de Santana. Trata-se da Escola Municipal André Custódio Ferreira, no povoado de Socorro, distrito de Tiquaruçu, que será reinaugurada após reforma e aquisição de novos equipamentos.
A entrega da escola à comunidade está programada para às 7h30, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, do secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, além de professores e alunos.

A escola ganhou pintura nova nas áreas interna e externa, reparos no telhado, nas redes elétrica e hidráulica. As salas de aula também tiveram substituídas os antigos quadro de giz por lousas brancas.
Esta será a terceira escola entregue reformada em apenas uma semana no distrito de Tiquaruçu. Na segunda-feira (17), o Governo Municipal reinaugurou a Escola Municipal Joanita Mota e Escola Núcleo Municipal Julieta Frutuoso de Araújo.

Nas duas escolas foram feitos reparos no telhado, redes elétrica e hidráulica e pintura nas instalações internas e externas, manutenção das esquadrias, portas e de baterias de sanitários, além de disponibilizar quatro condensadores de água, lousas brancas e cadeiras.

Ônibus Digital no Ação Global de sábado

A Escola Itinerante de Informática, o Ônibus Digital, serviço implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, através do programa Feira Cidade Digital, vai participar pela primeira vez da Ação Global 2010, neste sábado (22).

O evento é uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Rede Globo de Televisão através de sua afiliada TV Subaé, tem como objetivo informar e mobilizar os segmentos sociais em benefício dos menos favorecidos, com vistas à inclusão social e a construção da cidadania, realizando atividades voltadas para a educação, saúde, cidadania, lazer, esporte e cultura.

De acordo com o monitor do programa Feira Cidade Digital, Antenor de Sena Moraes, o ônibus ficará à disposição da comunidade para acesso à Internet das 8 às 17 horas, próximo ao portão de entrada da tribuna de honra do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, local de realização do evento na cidade.

“Está tudo organizado para a participação do Ônibus Digital neste evento que mobiliza milhões de brasileiros uma vez por ano em um único dia”, afirma o monitor. O Programa Ação Global foi criado em 1995 para prestar serviços gratuitos à população.

Quase 90 mil procedimentos marcados

A Central Municipal de Regulação agendou 35.449 consultas e 54.295 exames do mês de janeiro a abril deste ano. Entre os meses do período citado, março teve o maior número de marcação de procedimentos. Foram 12.509 consultas e 17.086 exames.

A marcação dos procedimentos é realizada através das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS), que enviam as guias de serviços médicos para a Central Municipal de Regulação. Cada unidade de saúde tem uma cota de marcação que varia a depender da unidade.

Uma vez marcados os exames e as consultas, as guias voltam para os PSF’s e UBS’s que informam aos pacientes que os procedimentos solicitados já estão agendados. Diretamente na Central de Regulação, que funciona ao lado da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na avenida João Durval Carneiro, s/n, bairro Estação Nova, os pacientes marcam procedimentos oncológicos, anatopatológicos, como a coleta de material para biopsia, e hemodiálise.

“Os pacientes que se enquadram no perfil citado podem marcar os procedimentos aqui mesmo na Central Municipal de Regulação por conta da gravidade dos casos. Os demais são agendados através das unidades de saúde”, salienta a coordenadora, Márcia Cristina Souza.

Algumas das especialidades ofertadas na Rede Municipal de Saúde são: dermatologia, pneumoligia, endocrinologia, neurologia, pediatria, ginecologia, hematologia, hematopediatria, oncologia, cardiologia, oftalmologia, urologia e pré-natal de alto risco. Entre os exames realizados estão a ultra-som, espirometria, o preventivo e o raio-X.

Ação contra a dengue no Feira X

O conjunto Feira X está recebendo uma ação intensificada contra a dengue na manhã desta sexta-feira (21). Realizada pela Secretaria de Saúde, através de um trabalho conjunto entre a Divisão de Vigilância Epidemiológica e as coordenações de dengue e de endemias, a ação é motivada pelo número de notificações no local.

Do mês de janeiro até o mês de abril, foram notificados 50 casos suspeitos de dengue na localidade. Os 35 agentes de endemias e a equipe de educação e saúde estão percorrendo os pontos mais preocupantes do local para esclarecer a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ciro Fernandes, a parceria da população é necessária no trabalho. “É fundamental que os moradores do conjunto sigam as instruções passadas pela nossa equipe. Desta maneira, teremos um melhor resultado”, salienta.
Entre as dicas passadas à população, está a de não deixar água parada, evitando assim a reprodução do mosquito. A ação já passou pelos bairros Parque Ipê, Tomba e Brasília, além do conjunto Viveiros. Os locais estão sendo visitados conforme o número de notificações de suspeitas de dengue.

Comenda para Fernando Torres

O deputado estadual Fernando Dantas Torres é o mais novo comendador de Feira de Santana. Ele recebeu a Comenda Maria Quitéria, na noite desta quinta-feira (20), durante sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana. O prefeito Tarcízio Pimenta esteve presente, acompanhado da primeira-dama Graça Pimenta e do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Estiveram compondo a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde; prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira-dama Graça Pimenta; ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho; o deputado estadual Fernando Dantas Torres e sua esposa Alessandra Carneiro Ruris Torres.

Ex-assessor do deputado, o vereador José Sebastião Alves de Souza relatou sobre a vida de Fernando Torres, lembrando que a homenagem é designada às pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Feira de Santana. Também relatou sobre a vida de Maria Quitéria, feirense que lutou pela Independência do Brasil, motivo pelo qual denomina a honraria. “Fernando tem em sua experiência o fato de ter sido vereador (2001 a 2004)”, afirmou José Sebastião, ao lembrar que o homenageado “sempre teve por objetivo a defesa dos mais carentes”.

O vereador Reinaldo Miranda leu o decreto legislativo 50/2004, que concede a Comenda Maria Quitéria. Em seguida, o autor do projeto de lei concedendo a honraria, o ex-vereador José Carneiro Rocha, entregou a cópia do projeto ao deputado. A indicação foi em 2004.

O prefeito Tarcízio Pimenta entregou a Fernando Torres a Comenda Maria Quitéria, enquanto o ex-prefeito José Ronaldo fixou o broche na lapela.

Emocionado, o deputado Fernando Torres agradeceu pelas homenagens, já na condição de comendador. “Obrigado a todos vocês que vieram aqui na Câmara. A vida é cheia de altos e baixos. Há quatro anos, o meu irmão Osmar sofreu um atentado, também um atentado contra meu irmão Newton e um atentado contra mim. Momentos que eu achava que não sobrava nenhum de nós”, afirmou.

E agradeceu pelas conquistas. “Graças a Deus, a gente deu a volta por cima. Estamos aqui com saúde. E digo que foi a fé em Deus que fez a gente dar a volta por cima. Todos nós temos momentos de felicidade e de tristeza. Hoje é momento de alegria. Tenho que agradecer também ao prefeito Tarcízio Pimenta e ao ex-prefeito José Ronaldo por confiarem em mim”, ressaltou.

Em seguida, a primeira-dama Graça Pimenta entregou flores à esposa do deputado Fernando Torres, Alessandra Carneiro Ruris Torres.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]