Faltam provas que relacionem uso de celulares e câncer de cérebro

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Estudo da OMS é o maior já feito sobre o tema; mais de 10 mil pessoas foram analisadas em 13 países, incluindo indivíduos diagnosticados com câncer cerebral entre 2002 e 2004.

Um estudo divulgado pela Agência Internacional para a Investigação do Câncer aponta para a falta de provas que relacionem o uso de aparelhos de celular com o desenvolvimento de câncer no cérebro.

A pesquisa realizada pelo órgão da OMS envolveu a análise do comportamento de mais de 10 mil pessoas, o maior estudo já feito sobre uma relação entre câncer e celulares.

Diagnósticos

O trabalho custou cerca de US$ 25 milhões e foi financiado pela indústria de celulares. Foram entrevistados em 13 países, 5 mil homens e mulheres diagosticados com dois tipos de câncer cerebral: glioma e meningioma, entre 2002 e 2004.

O epidemiologista da Organização Mundial da Saúde, Carlos Dora, disse à Rádio ONU, de Genebra, que questões de metodologia dificultam os estudos do gênero.

Efeitos

“O estudo foi grande, examinou com bastante detalhe a exposição e os potenciais efeitos; não demonstrou nenhum efeito, ou seja não existe nenhum câncer que tenha sido demonstrado. As dúvidas que permanecem são em relação às dificuldades metodológicas inerentes a esse tipo de estudo. Identificar todo esse tipo de informação retrospectivamente ao longo de 10 anos, desde o anos 90, é uma coisa difícil”, disse.

O estudo afirma que o uso de telefone celular aumentou de forma dramática desde a introdução dos aparelhos na década de 80 e que a expansão desta nova tecnologia sempre foi acompanhada de preocupações sobre a saúde.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115131 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.