Estudantes da FTC levam ações de saúde a Conceição do Jacuípe

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

A sexta-feira (21/05/2010) foi um dia especial para os portadores de hipertensão e diabetes e moradores do Parque Ouro Verde, na cidade de Conceição do Jacuípe, com a realização do Hiperdia. A ação foi desenvolvida por enfermeirandos da FTC Feira, com apoio da unidade do PSF do bairro e da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes foram contemplados com ações, palestras e café da manhã.

Coordenado pelos enfermeirandos Adriano Magalhães, Silvana Miranda e Stephanie de Oliveira, com o suporte da enfermeira Renata Santos Costa, coordenadora da unidade do Programa Saúde da Família (PSF), o Hiperdia reuniu um grande número de pacientes, para discutir a prevenção e os cuidados no tratamento das doenças. “Os enfermeirandos demonstraram um poder de mobilização fantástico”, atestou Renata.

Com a palestra do estudante de Nutrição Rodolfo Cerqueira, os participantes receberam orientações sobre a dieta adequada, já que a alimentação é um dos aspectos mais importantes para uma vida saudável. É a chamada dietoterapia. A importância da saúde bucal para hipertensos e diabéticos, foi destacada pela odontóloga Lígia Maria Pereira da Silva. “Eu quero resposta de meus pacientes”, observou a palestrante.

“É muito importante ouvir as palestras para tirar dúvidas, principalmente sobre os hábitos alimentares”, afirmou a professora aposentada Maria Lúcia Rosa Braz, de 56 anos, que é hipertensa e não descuida do acompanhamento. Ela conclamou as pessoas a freqüentarem o posto, mesmo que ainda não tenham detectado nenhuma doença, “porque cuidando da saúde melhoramos a nossa qualidade de vida”.

Para a aposentada Aurelina dos Santos, 70 anos, o mais importante é controlar a hipertensão. “É maravilhoso estar aqui”, comemorou, após aferir a pressão e fazer o teste de glicemia capilar. Mário de Santana, também aposentado, disse que não toma remédio, porque fez prevenção. Já Agostinho de Sena vai ao posto com regularidade, mas se orgulha de ter chegado aos 79 anos “sem essas moléstias”.

É exatamente esse o objetivo do Hiperdia “Plantamos uma semente e esperamos que ela se desenvolva”, disse a enfermeiranda Silvana Miranda, ao encerrar o evento, juntamente com Adriano Magalhães, Stephanie de Oliveira e os colaboradores da unidade. A atividade faz parte da disciplina Estágio Supervisionado I e foi precedida por um Simpósio direcionado a profissionais da área, para que a ideia seja difundida também nas outras unidades de saúde do município.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113534 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]