Embrapa promove reunião sobre pesquisa e uso de etanol de mandioca

Realidades e perspectivas de pesquisa e uso de etanol de mandioca. Este é o tema da reunião técnica que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza em 25 de maio de 2010, das 8h às 16h.

Destinado a pesquisadores, analistas, professores, produtores, empresários e administradores, o evento tem como objetivo compartilhar as experiências de diversas instituições de pesquisa sobre o etanol de mandioca. “Na atual conjuntura da cadeia produtiva da cultura, é imprescindível iniciar um esforço de pesquisa e desenvolvimento com foco bem definido e parcerias agregadoras”, afirma o pesquisador Álvaro Bueno, um dos coordenadores da reunião, juntamente com Vanderlei Silva.

Hoje, todo álcool combustível brasileiro é extraído da cana-de-açúcar, de forma que o desenvolvimento de fontes alternativas tem importância estratégica para o país. Além disso, o etanol é um biocombustível renovável que pode contribuir de forma significativa para reduzir a emissão de gases poluentes.

Programa

A reunião terá cinco palestras e um fórum para discussões. Os pesquisadores Vanderlei Silva e Álvaro Bueno vão abordar, respectivamente, a pesquisa com mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e as perspectivas de pesquisa com etanol de mandioca na Unidade. “A pesquisa deverá desenvolver novos genótipos de mandioca com aptidão específica para a produção de álcool”, explica Vanderlei.

Hilton Gomes, diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Idan) e ex-pesquisador da Embrapa, fala sobre a produção de etanol e amido de mandioca e o uso da biomassa da planta na geração de energia e alimentação de ruminantes em Gana.

Cláudio Cabello, diretor do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat) e Silvia Belém Gonçalves, pesquisadora da Embrapa Agroenergia, apresentam o andamento das pesquisas com etanol de mandioca em suas instituições.

*Com informações de Léa Cunha

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.