Documentário revela bastidores da reforma gráfica e editorial na Folha

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Folha de S. Paulo lançou no domingo, 23 de maio de 2010, uma ampla reforma gráfica e editorial, renovando todos os cadernos e suplementos. Os bastidores do processo foram retratados no documentário O Jornal do Futuro, dirigido por Fernando Grostein Andrade.

O filme traz depoimentos dos principais nomes envolvidos no projeto, como o diretor de redação, Otavio Frias Filho, e o editor-executivo, Sérgio Dávila. Repórteres, editores, colunistas, fotógrafos e cartunistas do jornal também comentam o processo.

A mudança ocorre num momento em que a Folha promove a fusão entre suas equipes de jornalistas do meio online e do impresso: “A ideia é transformar a redação num centro captador de notícias que funcione 24 horas por dia e produza informação de qualidade para qualquer plataforma”, explica Dávila.

Segundo a Folha, a reforma gráfica tem o objetivo de aumentar a legibilidade dos textos, hierarquizar melhor o noticiário e reforçar a unidade entre cadernos, além de unir textos sintéticos a um eixo de leitura mais analítico. Outra mudança são os 29 novos colunistas. O jornal repaginado pode ser visto aqui.

Saiba +

Passadismos do jornal do futuro (Observatório da Imprensa)

As sandálias da humildade (Observatório da Imprensa)

*Com informações do Centro Knight

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116717 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.