Dia do museu é comemorado próximo dia 18

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Que museus são centros de resgate e preservação da memória cultural-histórica de um povo, muita gente sabe, mas poucos devem ter conhecimento que na próxima teça-feira, 18 de maio de 2010, comemora-se o Dia Mundial do Museu. A data começou a ser assim considerada em 1977, quando o Conselho Internacional dos Museus – ICOM instituiu o dia para estreitar laços entre os museus e as comunidades nas quais estavam inseridos.

A ocasião é uma boa oportunidade para avaliar a situação atual dos museus e pensar formas de garantir sua valorização enquanto meio cultural. De acordo com Ângela Petitinga, museóloga e diretora técnica da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental, existem alguns desafios a serem conquistados rumo a uma maior frequência e retorno de público nos museus.

Para ela, o principal desafio, atualmente, é conseguir dialogar com as novas linguagens audiovisuais. “Os Museus precisam modificar a sua expografia nas exposições. O mundo hoje está dinâmico e a tecnologia de ponta no nosso dia a dia nos faz procurar atividades ativas. Temos bons exemplos hoje, no Brasil, de museus que usam as linguagens audiovisuais e são mais visitados. Como, por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo, que conseguem prender a atenção do público e o faz retornar”, afirma.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]