

Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Feira Hoje
Encontro vai debater com o Estado e entidades representativas do setor, políticas públicas de fomento às fanfarras
Com a publicação do Projeto de Lei de N° 18.677/2010 que “Institui o dia 28 de Novembro como o Dia Estadual das Fanfarras na Bahia”, o Mandato da Luta promove nesta quinta-feira (27/05/2010), às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, um Encontro Estadual de Fanfarras.
O objetivo é discutir e avaliar a real situação das Fanfarras das redes Municipais, Particulares e Estadual, incluindo o Campeonato de Bandas e Fanfarras 2010, o cadastramento das Fanfarras pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), e cursos de capacitação para os profissionais da área.
De acordo com o deputado estadual Zé Neto (PT), proponente do encontro, é imprescindível discutir a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das fanfarras, bem como das principais bandeiras deste movimento, como a regulamentação da função dos regentes, a viabilização de casa das fanfarras, entre outras propostas que visam fortalecer o segmento.
“Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos como este, que une conhecimento musical e disciplina, é imprescindível para oferecer mais uma possibilidade de motivação, inclusive no ambiente escolar, agregando desenvolvimento de habilidades, responsabilidade e, principalmente, educação”, avaliou o parlamentar, que tem buscado fortalecer o setor juntamente à entidades representativas como a Federação Baiana de Bandas e Fanfarras (FBF), a Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba) e a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB).
Estarão presentes representantes da Secult e da Secretaria Estadual de Educação (SEC), prefeitos, vereadores, secretários municipais e diversas entidades representativas do setor.
Encontro Estadual de Fanfarras
Data: 27 de maio de 2010 (quinta-feira)
Horário: 09h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia
Endereço: 1ª Avenida, n°130, Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Salvador/Bahia
Contatos: (71) 3115-7133 (Luciana ou Manuela)
Programa do Governo do Estado vai investir R$ 4 milhões em filarmônicas baianas
Com o objetivo de incentivar e valorizar uma das tradições musicais mais importantes da Bahia, o Governo do Estado fará o lançamento no próximo domingo (30), às 19h, no Teatro Castro Alves, do Programa de Apoio às Filarmônicas, que prevê investimentos de R$ 4 milhões. A solenidade acontece na abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, e terá as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário Márcio Meirelles. “É o primeiro programa com direcionamento específico para as filarmônicas”, salienta Meirelles, que completa: “O programa vai contribuir com a política de descentralização de recursos, dinamizando a cultura em toda a Bahia e fortalecendo a gestão dessas entidades”.
À frente do programa, a Fundação Cultural do Estado (Funceb) já cadastrou 183 filarmônicas, que mobilizam uma faixa de 4.500 músicos e oito mil alunos aproximadamente. No Brasil, a história das filarmônicas começa com a chegada de Dom João VI, quando a banda da Armada Real de Portugal veio acompanhando a Corte. Na Bahia, a Sociedade Filarmónica Erato Nazarena é uma das mais antigas, tendo sido criada em 1863 na cidade de Nazaré das Farinhas.