Confira as últimas notícias da Prefeitura de Feira de Santana, desta segunda-feira (17/05)

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Torre do Cidade Digital instalada

Uma torre de oito metros de altura está sendo instalada na serra de São José, distrito de Maria Quitéria, para a expansão do programa Feira Cidade Digital. O equipamento será responsável pela transmissão do sinal gratuito de Internet para todos os distritos, exceto Humildes que já conta com o sistema.

Na manhã desta segunda-feira (17/05/2010), técnicos de informática e de eletrônica, além de soldados do 35º Batalhão de Infantaria iniciaram a montagem da torre. Também estão sendo instalados todos os equipamentos de suporte para a transmissão do sinal.

Na serra de São José também está sendo instalada toda estrutura de suporte para a distribuição do sinal, além de para-raio, coletor de energia solar para alimentar o sistema de comunicação e câmeras de segurança.

O diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, acredita que a montagem da torre e todo equipamento devem ser concluídos nos próximos 20 dias. “Isso se a chuva não atrapalhar. O local é bastante acidentado, mas é o ponto que precisamos para distribuir o sinal”, disse.

A torre que está sendo instalada na serra de São José, vai ser responsável em levar o sinal de Internet de banda larga, do programa Feira Cidade Digital, para os distritos de Bonfim de Feira, Governador João Durval, Jaguara, Jaíba, Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu.

Ação para combate a exploração sexual

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vai desenvolver uma série de atividades a partir desta segunda-feira (17), em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data é celebrada na tarça-feira (18) e as atividades permanecem até 2 de junho.

Na data oficial haverá uma programação intensa, começando às 9 horas com uma caminhada do estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria até a praça Monsenhor Renato Galvão, da Catedral Metropolitana de Santana. No decorrer do dia serão desenvolvidas ações nesta praça com diversos programas e serviços de saúde e educação da rede de atenção à criança e ao adolescente. A programação se estende até às 18 horas.

Todos os órgãos pertencentes à rede vão participar da caminhada, inclusive a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, conselhos tutelares e Casa de Atendimento Sócio Educativa Juiz Melo Matos.

Segundo Luciana Flores, coordenadora do Creas e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, é preciso chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos constituídos para as questões da violência contra crianças e adolescentes.

“Pelas informações que a comunidade tem recebido de modo geral, as questões da violência estão sendo mais discutidas e as pessoas estão buscando seus direitos”, considera.

No primeiro dia, as atividades do Creas serão desenvolvidas internamente com os pacientes. Nos outros, o Centro desenvolverá uma série de ações nos bairros Jussara (dia 20) e Aviário (21), com caminhadas em parceria com o Centro Comunitário de Referência da Assistência Social (Cras).

Na quarta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal realizará trabalhos na rodovia Feira de Santana-São Gonçalo e, na quinta-feira (20), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O Creas atende a todos os tipos de violência relacionados à criança e ao adolescente em parceria com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e advogados.

Meningite controlada em Feira de Santana

A criança que morreu com suspeita de meningite após ser internada em um hospital da cidade no sábado (15) não era de Feira de Santana. O paciente era natural do município de Conceição do Jacuípe, onde desenvolveu a doença. A criança chegou ao hospital apresentando sintomas característicos da doença e febre intensa.

Este ano, foram registrados 13 casos de meningite em Feira de Santana. O número corresponde ao mesmo número registrado do mês de janeiro a abril de 2009. No momento, existem também dois casos suspeitos, que estão sob monitoramento da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Para manter a situação sob controle no município, o órgão vem desenvolvendo campanhas educativas e vacinação de combate a doença. Entre os meses de março e abril, a rede municipal de saúde já imunizou 29.778 crianças, com idade de dois meses a quatro anos, contra a meningite tipo C. O número corresponde a 63,24% do público alvo de 47.083 crianças a serem vacinadas.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, algumas crianças devem tomar a segunda dose da vacina. “As crianças que possuem de dois a 11 meses precisam tomar outra dose da vacina 60 dias após terem tomado a primeira. As crianças a partir de um ano de idade não precisam receber a segunda dose”, esclarece.

Ainda segundo a Janice Estrela, “a probabilidade de acontecer um surto ou epidemia de meningite em Feira de Santana está descartada”.

Caso ocorram sintomas como febre alta, dor de cabeça súbita, vômitos e rigidez de nuca o serviço médico deve ser procurado. O cidadão que desejar mais informações sobre a meningite pode ligar para o número do Alô Saúde, 0800 284 6656, ou entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através dos telefones (75) 3612-6640 e (75) 3612-6641.

Construção de praça na Mangabeira

A obra da nova praça do bairro Mangabeira, entre a rua Miranda e rua Japurá, continua em andamento. Dez homens da construtora Marinho Empreendimentos fazem a contenção com blocos de alvenaria para realizar o passeio, pois o antigo já foi retirado e capinação foi já feita.

Depois disso, dois quiosques serão erguidos: um individual e outro germinado para atender duas atividades diferentes. Os trabalhos de urbanização foram iniciados na quinta-feira (6), através de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a construtora.

Além de quiosques e moderna iluminação, a praça vai ganhar Internet, câmeras de segurança e equipamentos de lazer para toda a comunidade. Os investimentos chegam a R$ 100 mil e a previsão é de concluir as obras dentro de 90 dias, conforme o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]