Confira as últimas notícias da PMFS: Campanhas de vacinação prorrogadas e Energia elétrica em escola da zona rural

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Energia elétrica em escola da zona rural

Os estudantes da Escola Municipal Maria Oliveira Dórea, na comunidade de São José, às margens da Estrada do Feijão, já não passam mais pelo sufoco de não ter energia elétrica em sala de aula, água gelada e iluminação na região da unidade de ensino. A área da escola recebeu oito postes, além de braços de luz nas laterais.

Além de reforma geral, os estudantes terão água de qualidade, com a instalação de condensador de água, lousas brancas nas salas de aula, kits com livros educativos do programa “Planeta Leitura – Ziraldo e Seus Amigos”, como meio de incentivo à leitura, jardim, sem contar com o novo piso, revestimento cerâmico nas paredes até a altura de 1,5 metro e pintura geral na cor padrão da rede municipal.

Logo no início da manhã desta terça-feira (25), o prefeito Tarcízio Pimenta esteve na unidade, acompanhado dos secretários de Comunicação, Edson Borges, e de Serviços Públicos, Luiz Araújo. O equipamento será entregue à comunidade estudantil nesta quarta-feira (26), às 7h30.

Segundo o presidente da Associação Comunitária de São José, Pedro Marivaldo de Almeida, 59 anos, a escola ganha uma nova roupagem com “investimento do Governo Municipal. Melhorou bastante, principalmente com a aplicação de revestimento nas paredes, melhorias nos sanitários e instalações elétricas e condesador de água”, afirma.

Sobradinho ganha semáforos

Um conjunto com três semáforos passa a disciplinar o tráfego de veículos em uma bifurcação no bairro Sobradinho, evitando acidentes com veículos e transeuntes. Os equipamentos estão em fase de implantação e também contam com reforço de sinalizações horizontais e verticais.

Programados para funcionar em três tempos, os semáforos estão sendo instalados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na bifurcação entre as ruas Arivaldo de Carvalho, Landulfo Alves e Gonçalo Alves, em frente a um ponto de gasolina.

Os equipamentos para disciplinar o trânsito estão sendo instalados no local, conforme o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, que acompanhou toda a operação, em função do grande fluxo de veículos pelo local. A rua Arivaldo de Carvalho é principal corredor de tráfego para a região, ligando o centro da cidade a diversos bairros. Já a Landulfo Alves é o caminho de retorno para o centro comercial, enquanto a terceira rua dá acesso ao Estádio Jóia da Princesa.

Flailton Frankles destaca que o serviço será complementado com a instalação de diversas placas de sinalização horizontal e vertical. “São ações que visam a segurança de pedestres e de quem trafega também em veículos”, explicou, informando que o serviço será concluído até sexta-feira (28).

Atualização do Bolsa Família nas escolas

Mais uma medida preventiva para evitar bloqueios e eventuais cancelamentos do benefício Bolsa Família será adotada pela Secretaria Municipal de Educação, na próxima semana. Semelhante a que foi realizada em março, a campanha visa atualizar os dados referentes à freqüência escolar dos alunos beneficiários matriculados nas redes municipal, estadual e particular de ensino.

Os pais ou responsáveis dos estudantes deverão levar cópia e original do cartão do benefício na própria instituição de ensino em que o aluno estuda. A apresentação do cartão Bolsa Família, com cópia, deve ser feita de acordo com cronograma estabelecido por ordem alfabética.

Na segunda-feira (31), primeiro dia da campanha, devem comparecer nas unidades escolares os pais ou responsáveis dos alunos beneficiários, cujos primeiros nomes sejam iniciados pelas letras de A até F. Na terça-feira (1º), podem levar os documentos pais e responsáveis de alunos cujos nomes comecem com as letras de G a N. O último dia, quarta-feira (02), será reservado para alunos cujos nomes tenham início com as letras de O a Z.

De acordo com o coordenador do Departamento de Freqüência Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Leonardo Carneiro, um dos critérios exigidos para manter o benefício é a assiduidade dos alunos nas aulas. “Há o risco de muitas famílias terem o benefício bloqueado ou até mesmo cancelado, porque muitas vezes os estudantes trocam de escolas e como essa alteração não é feita no sistema, a freqüência escolar deixa de ser repassada ao Ministério de Desenvolvimento Social”, ressalta.

Segundo o coordenador, comunicados sobre a campanha já estão sendo enviados à direção das instituições de ensino. “As diretoras irão receber até esta quinta-feira as orientações sobre a campanha e deverão recolher o material que será usado na Secretaria de Educação”, informa.

A greve dos professores não prejudicará a realização da campanha. “Como 60% das escolas estão funcionando, com aulas sendo realizadas normalmente, e nas demais a direção não suspendeu os trabalhos, os pais podem dirigir-se as unidades escolares sem receios”, comenta.

Desobstrução parcial de canais de macro-drenagem

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, permanece realizando serviços de limpeza geral, recuperação, desobstrução e trabalhos em todos os canais de macro-drenagem da sede e zona rural do município. O trabalho começou a ser realizado em conseqüência dos alagamentos causados pelas fortes chuvas no mês de abril.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, desobstruções e intervenções parciais em canais de vários bairros da cidade já foram feitas, a exemplo dos bairros Feira IX e Nova Esperança.

“Já desobstruímos parcialmente também uma vala na rua Manoel Martins e estamos trabalhando nos canais dos bairros Homero Figueiredo e Irmã Dulce”, comenta o secretário.

Pinheiro ressalta que a Secretaria também está desenvolvendo limpeza e alargamento do bairro Irmã Dulce e limpeza do canal próximo ao bairro Liberdade. Além disso, estão sendo feitas escavações de jazidas nos municípios de Bonfim de Feira, Jaguara e Ipuaçú, e desobstrução de canais nos distritos de Humildes e Jaguara.

Outro serviço incluso na operação SOS Chuva é a recuperação de estradas nos distritos de Humildes, Jaguara, Jaíba e Matinha, além do bairro Parque de Tamandari e vários outros pontos isolados no município.

O secretário destacou que nem todos os equipamentos utilizados nos serviços são da Prefeitura; alguns são locados. Além disso, todos os resíduos retirados desses locais estão sendo transportados para o Aterro Sanitário. A previsão é concluir o serviço em 90 dias.

Campanhas de vacinação prorrogadas

As campanhas de vacinação contra as influenzas sazonal (gripe comum) e H1N1 no país foram prorrogadas até o dia 2 de junho. Para que a população de Feira de Santana continue protegida contra os vírus transmissores das duas doenças, é necessário que as pessoas que se enquadram no perfil de cada campanha busque a vacina.

A imunização contra a influenza sazonal está sendo realizada nos idosos com 60 anos ou mais. Estando vacinado, o idoso reduz o risco de ser hospitalizado ou até mesmo de vir a óbito por conta de complicações causadas por doenças respiratórias.

Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, “os idosos que estão acamados, não podendo sair de casa, estão sendo cadastrados pelos agentes comunitários de saúde e recebendo a imunização em casa”.

A campanha contra a H1N1, além do público que possui de seis meses a um ano e de 20 a 39 anos, está abrangendo também as crianças de dois a quatro anos. Profissionais de saúde, doentes crônicos e gestantes também fazem parte do público alvo.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, todas as unidades de saúde do município possuem as duas vacinas. “As vacinas estão disponíveis nos 84 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) que compõem a rede municipal de saúde”, salienta.

O secretário de Saúde destaca que “quando o público alvo de cada campanha procura pela imunização, ele está contribuindo para a sua saúde e para a saúde da população do município”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116604 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.