Conferências debatem perspectivas para o audiovisual no século 21

Debater os novos horizontes do Brasil para os próximos 50 anos. Com esse objetivo, a Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria da Cultura (Secult), promove, até junho, o Ciclo de Conferências “Que será o Brasil no século 21”.

Nesta sexta-feira (28/05/2010), às 10h30, na Biblioteca Pública do Estado (Barris), será debatido o tema “Perspectivas para o audiovisual brasileiro no século 21”, com o roteirista e cineasta baiano, Orlando Senna, traçando um panorama do cinema brasileiro e as políticas públicas para o audiovisual.

Senna estreou no cinema como assistente de Roberto Pires, em Tocaia no Asfalto (1962). Em 1969, lançou o seu primeiro longa-metragem: A Construção da Morte. Ele é autor do roteiro e co-diretor do premiado filme Iracema (1974), e de outras produções, atuando inclusive com Glauber Rocha.

Em 2003, assumiu o cargo de secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e, em 2007, o de diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação, coordenando o desenvolvimento da TV Brasil, cargo que deixou em junho de 2008.

Atualmente é presidente da Tal – Televisão América Latina, uma rede de comunicação entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a AL. O debatedor é o cineasta Póla Ribeiro, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Graças a uma parceria com a Empresa de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), todas as conferências estão sendo gravadas e serão publicadas na 3ª edição da Revista História da Bahia, organizada pela Diretoria de Arquivos da Fundação Pedro Calmon.

“As conferências versam sobre os cenários prospectivos da História do Brasil para os próximos 50 anos, abrangendo aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais, analisados por diferentes teóricos”, destaca o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo.

Entre os temas já debatidos estão ciência e tecnologia, e juventude. Cultura, igualdade racial serão os próximos, entre outros. Os interessados podem assistir a conferência ao vivo e na íntegra pelo site da Fundação Pedro Calmon.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]