Comunidade convida para celebrar os 34 anos da UEFS

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) José Carlos Barreto e o vice-reitor Washington Almeida Moura convidam a comunidade para as comemorações dos 34 anos da Instituição, no dia 31 de maio de 2010. Haverá apresentação cultural da Orquestra Sanfônica de Aracaju, às 19 horas, no Auditório Central, campus universitário.

Está prevista, ainda, palestra do professor Naidson de Quintella Baptista sobre o tema “A Uefs e seu Contexto: do projeto à realidade”.

A Orquetra Sanfônica

Encontro de três gerações, com integrantes na faixa etária dos 19 aos 67 anos, a Orquestra Sanfônica de Aracaju conta com a participação de 26 artistas, dentre os quais duas mulheres. São 22 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista, sob a regência do músico Evanilson Vieira da Silva. Um dos destaques da orquestra é Robertinho dos Oito Baixos, filho dos forrozeiros Clemilda e Gerson Filho.

O repertório da Sanfônica passeia pela leveza da bossa nova, a ginga do frevo, a sensualidade do tango argentino e pelo calor do autêntico forró. Canções como Feira do Mangalo, Tico-Tico no Fubá, Asa Branca, Bossa Wave, o tango La Cumparsita e o frevo Vassourinha encantam a todos que têm a oportunidade de assistir a apresentação do grupo.

Formada por músicos e professores da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) foi criada em 2007, com o objetivo de atrair novos acordeonistas e levar para a sociedade o que há de mais representativo na cultura nordestina: a sanfona.

Desde sua criação, a orquestra vem trilhando um caminho de sucesso na música instrumental e se transformou em um produto turístico cultural, participando de eventos importantes, tais como o Congresso da ABAV – Feira das Américas – RJ/2007; Festival do Nordeste – Brasília/2008; Festival Internacional da Sanfona – Juazeiro do Norte/2009, entre outros. Também participou do Programa Altas Horas/Rede Globo-SP/2010.

Ao longo dos 34 anos de implantação, a Uefs tem se aprimorado na formação de cidadãos capazes de desempenhar o papel na definição dos destinos da sociedade brasileira. “Busca-se preparar os egressos para o exercício de liderança profissional, intelectual e social, no sentido de realização pessoal e de participação ativa nas ações de combate às desigualdades sociais”, salienta o reitor José Carlos Barreto.

Fiel à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, a Uefs tem alavancado atividades de Pesquisa e Pós-Graduação e a interação com a sociedade. Através dos programas de Extensão e Cultura, a Instituição tem transformado positivamente a realidade de diversos municípios, em especial do semi-árido baiano, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, qualificação profissional, atividades interdisciplinares e fomento à emersão de novos talentos e preservação da cultura e das tradições nordestinas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.