Confira a coluna de Antônio Larangeira de 17 de maio de 2010

Os comendadores deputado federal Sergio Carneiro e o empresário Silvio Pedra Junior ladeando o vereador Ângelo Almeida.
Os comendadores deputado federal Sergio Carneiro e o empresário Silvio Pedra Junior ladeando o vereador Ângelo Almeida.
Os comendadores deputado federal Sergio Carneiro e o empresário Silvio Pedra Junior ladeando o vereador Ângelo Almeida.
Os comendadores deputado federal Sergio Carneiro e o empresário Silvio Pedra Junior ladeando o vereador Ângelo Almeida.

Comendadores Sergio e Silvio

Uma noite pra relembrar a trajetória de dois feirenses e tudo que nelas se confundem com a história de uma cidade que leva o nome de Feira de Santana. Assim foi a solenidade de condecoração do deputado federal Sérgio Carneiro (PT/BA) e do presidente do grupo G Barbosa, Sílvio Pedra Júnior, que receberam a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana, nesta sexta-feira (14/05/2010).

Autor do projeto legislativo que concedeu a honraria, o vereador Angelo Almeida falou sobre os homenageados. “O deputado federal Sérgio Carneiro representa a veia e a força política da segunda maior cidade da Bahia. Já o executivo Silvio Pedra demonstra a capacidade empresarial dos feirenses, ou dos que aqui foram acolhidos, que ao longo de mais de 300 anos ajudou a transformar um povoado de tropeiros em uma potência comercial e industrial”, disse Almeida. Silvio Pedra agradeceu ao vereador Angelo Almeida e os demais vereadores da Câmara de Vereadores de Feira de Santana pela homenagem. “Com meu trabalho, busco honrar a cada dia não só em meu nome e da minha família, mas daquele menino que cresceu no Centenário, filho do senhor Silvio Pedra. E hoje, me sinto muito feliz por estar sendo reconhecido por esta Casa”, disse.

A homenagem também resgatou as lembranças de Sérgio Carneiro. “Nessa terra, eu andei de bicicleta pelos seus quarteirões e joguei bola no campo da escola. Em Feira eu fui e sou muito feliz”, contou. O deputado lembrou ainda a sua trajetória política e falou sobre o atual mandato. Seguiu-se uma ultra recepção na Fundação Alfredo da Costa de Almeida Pedra, Casarão Olhos D´Água. Por motivo de viagem, lamentavelmente não pude estar presente para abraçar os dois amigos.

Despedida do almirante

Com um almoço concorrido no Catussaba Resort, em Salvador, a Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, tendo à frente Edmundo Lemos, promoveu homenagem de despedidas do almirante Arnon Lima Barbosa e Ana Maria, assim como boas vindas ao almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral que acaba de assumir o comando do Segundo Distrito Naval e senhora Cristina. Entre os presentes a presidente do Grupo Dilson Fonseca, a matriarca d. Mariah Meireles Fonseca, Claudelino Miranda, Vera Batista, jornalista Carlos Casais, Sergio Pessoa entre outros.

Lançamento

Menos de um ano depois de ter lançado seu segundo livro, Uma balada para Janis, pela Editora P55, a poeta Kátia Borges retorna à cena literária com mais uma produção. Desta vez, a escritora e jornalista de A Tarde, lança hoje às 18h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, Ticket Zen, seu terceiro livro de poemas que sai pela editora paulista Escrituras. Antes da noite de autógrafos, às 17h, no auditório da Biblioteca, no terceiro andar, Kátia Borges se encontra com outros poetas para um pequeno recital. Os mais de noventa poemas que compõem a obra vêm recheados de lirismo e sensualidade, duas marcas presentes no trabalho da poeta que conseguiu viabilizar a publicação depois de ter sido selecionada em um edital da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Pedro Calmon.

Dia do Museu

Que museus são centros de resgate e preservação da memória cultural-histórica de um povo, muita gente sabe, mas poucos devem ter conhecimento de que hoje, comemora-se o Dia Mundial do Museu. A data começou a ser assim considerada em 1977, quando o Conselho Internacional dos Museus – ICOM instituiu o dia para estreitar laços entre os museus e as comunidades nas quais estavam inseridos. A ocasião é uma boa oportunidade para avaliar a situação atual dos museus e pensar formas de garantir sua valorização enquanto meio cultural. Para Angela Petitinga, museóloga e diretora técnica da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental, o principal desafio, atualmente, é conseguir dialogar com as novas linguagens audiovisuais.

Regresso

Após quase um ano estudando engenharia civil em Santander, na Espanha, está de volta em julho o jovem Darkson Meirelles Fonseca Junior, filho de Rosangela e o administrador Darkson Meirelles Fonseca, que assim se integrará ao grupo empresarial Dilson Fonseca.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3071 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]