Colômbia: Santos e Mockus vão para o segundo turno da eleição presidencial

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – Os candidatos à Presidência da Colômbia Juan Manuel Santos, do Partido da “U”, e Antanas Mockus, do Partido Verde, vão enfrentar-se novamente em segundo turno no próximo dia 20 de junho de 2010. Nove candidatos disputaram nesse domingo (30) a sucessão de Álvaro Uribe.

Segundo a BBC Brasil, os candidatos Santos e Mockus prometeram, em suas campanhas, dar continuidade à política de segurança do presidente Uribe, atacar o desemprego de 12% – um dos mais altos da América Latina – , reduzir o déficit fiscal de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e promover reformas sociais.

Germán Vargas Lleras do partido Cambio Radical ficou em terceiro com cerca de 10%, seguido do esquerdista Gustavo Petro, com mais de 9% dos votos. Os partidos tradicionais foram derrotados no pleito. A candidata do partido Conservador Noemí Sanín alcançou aproximadamente 6%, e Rafael Pardo, do Partido Liberal, teve pouco mais de 4%.

As eleições presidenciais da Colômbia foram marcadas por confrontos armados na zona rural entre militantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e soldados do governo que deixaram pelo menos três mortos e impediram que muitos votassem, segundo observadores do pleito.

Mesmo com a segurança reforçada em todo o país por 340 mil homens, foram registradas 17 ações armadas, de acordo com o Movimento de Observação Eleitoral (MOE) colombiano.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114880 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.