Brasil volta a discutir com Paraguai preço da energia excedente de Itaipu

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Brasil inicia hoje (26/05/2010) em Assunção, no Paraguai, uma nova rodada de negociações sobre o aumento de preço da energia elétrica excedente gerada pelo país vizinho na usina de Itaipu. Atualmente, o Brasil paga US$ 120 milhões anuais por essa energia. O Paraguai quer aumentar o valor para US$ 310 milhões.

O assunto envolve alterações no Tratado de Itaipu, assinado pelos dois países em 1973. Pelo texto, o Brasil e o Paraguai têm o direito de usar o Rio Paraná para a produção de energia elétrica até 2023. O documento também obriga o Paraguai a vender o excesso de energia produzido pela empresa binacional Itaipu.

O aumento dos valores pagos pela energia excedente do Paraguai começou a ser discutido desde 2007. Desde então, o assunto já foi analisado por comissões binacionais formadas por técnicos e parlamentares dos dois países.

Hoje, segundo informações da agência oficial de notícias do Paraguai, o assunto será retomado por um grupo de parlamentares brasileiros liderados pelo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado Pepe Vargas (PT/RS). A contrapartida do Paraguai pelo aumento do preço da energia será a regulamentação das atividades dos chamados brasiguaios, agricultores brasileiros que vivem no país vizinho.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário