Brasil e Portugal discutem hoje ações comuns

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (19/05/2010) em Lisboa da 10ª Cimeira Brasil e Portugal, que integra uma série de reuniões anuais para discussão de ações comuns entre os dois países. Ele encerra na capital portuguesa uma semana de viagens que começou pela Rússia e passou pelo Catar, o Irã e a Espanha.

O presidente desembarca em Portugal no momento em que o governo definiu várias ações para impedir os efeitos da crise econômica – que já atingiu a Grécia e, em menor escala, avança para Portugal e Espanha. Ontem (18), o assunto dominou parte dos debates da 6ª Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe, em Madri, na Espanha.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, apelou para que os portugueses e a comunidade internacional confiem na economia de Portugal. O apelo foi feito enquanto o Conselho de Ministros do país aprovava o Programa de Estabilidade e Crescimento, cuja meta é reduzir o déficit orçamentário de 9,3% e 7,3%. Além do programa, foram aprovadas outras medidas que visam a combater os avanços da crise.

As medidas incluem a racionalização e o saneamento financeiro das empresas públicas, a redução de 5% nos salários dos cargos políticos e de gestores públicos, sobretaxas a lucros tributáveis acima de 2 milhões de euros, assim como operações de crédito ao consumo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.