Bahia ajuda a construir Política Nacional de Ciência e Tecnologia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Cerca de 4 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores, acadêmicos, professores, políticos e estudantes, incluindo 37 delegados da Bahia, estão ajudando a construir coletivamente a implantação de uma política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil, para os próximos dez anos, em lugar das ações transitórias de Governo. Este tem sido o maior destaque da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre até sexta-feira (28/05/2010), em Brasília.

A importância do evento foi demonstrada pela participação, na noite de quarta-feira (26), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apontou as necessidade de conseguir revisar o plano nacional de CT&I de forma que seja estabelecido um procedimento para alcançar um Plano de Desenvolvimento Sustentável para os próximos dez anos (de 2011 a 2020).

De acordo com o coordenador da delegação baiana, Sérgio de Sena, a 4ª Conferência Nacional de CT&I, a Bahia vem participando de todas as plenárias e reivindicando também o aumento dos investimentos no setor. Segundo ele, a meta traçada para o Brasil era alcançar, até 1998, 1,5% do Produto Interno Bruto em investimentos em CT&I. Atualmente, o Governo investe 1,4% do PIB.

A Conferência do Norte mostrou que a quase totalidade dos Estados já realizaram suas conferências estaduais e promoveram a interiorização do debate sobre o tema, como a Bahia, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Em Brasília, a Secti defendeu as proposições da 3ª Conferência Estadual de CT&I, realizada em março, em Salvador, a exemplo do aumento da captação de recursos para investir no setor e o estímulo à formação de recursos humanos, para que o Estado da Bahia possa dar um salto qualitativo na área.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.