Aulas são mantidas na rede municipal de ensino de Feira de Santana.

Rede municipal de ensino

Escolas da rede municipal de ensino em Feira de Santana estão funcionando normalmente e não suspenderam as atividades durante o calendário letivo, mesmo com a greve deflagrada pela APLB/Sindicato. Uma delas foi a Escola Comunitária Luis Alberto, situada na rua Brumado, bairro Jardim Cruzeiro.

Nesta escola, os estudantes estão cursando a segunda unidade do ano letivo e as provas serão aplicadas logo após os festejos juninos, sem a necessidade de seguir um calendário especial. Ao todo, 33 professores na unidade de ensino atendem 650 alunos do Infantil ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a diretora da unidade, Marília Costa, 59 anos, os docentes entenderam que a negociação pode ser feita com a Prefeitura de Feira de Santana sem adesão a greve. “Com isso, também não estaremos inclusos no calendário especial elaborado pela Secretaria de Educação após o encerramento da greve”, observa.

A estudante Rafaela da Silva, 14 anos, estudante do 4º ano, assegura que as aulas não foram interrompidas. “A gente está tendo aula sim e os professores estão vindo”, afirma.

Na Escola Ester da Silva Santana, localizada no bairro Mangabeira, rua Tupinambá, os estagiários e professores em estado probatório também estão trabalhando normalmente, inclusive aqueles que já foram efetivados. “Já dei entrada em minha aposentadoria e continuo dando aula normalmente. Aplicamos as provas da primeira unidade na semana passada”, afirma Ivana Cardim, 50 anos, professora do 2º ano.

Segundo a diretora da escola, Vanuza Teles, apenas alguns professores efetivos aderiram à greve, mas os estagiários mantiveram as atividades. Por conta disso, apenas as aulas de uma turma do 2º ano e outra do 3º ano foram suspensas. Ao todo, a escola tem 378 estudantes do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino.

Regularização da situação do Bolsa Família

A medida preventiva que visa regularizar a situação de milhares de estudantes que correm o risco de ter cancelado o benefício do programa Bolsa Família está mantida, apesar de algumas escolas municipais estarem em greve.

O problema acontece porque os pais ou responsáveis dos alunos beneficiados pelo programa ainda não apresentaram o original e a cópia do cartão do benefício nas escolas da rede municipal, estadual ou particular na qual o aluno estuda.

Leonardo Carneiro Araújo, coordenador do Departamento de Frequência Escolar da Secretaria de Educação, informou que, entre o dia 20 e quinta-feira (27), pouco mais de 90 crianças tiveram seus cadastros regularizados. “Mas esse é um número ínfimo, se comparado à quantidade de alunos que estão correndo o risco de terem o benefício cancelado”, diz o coordenador.

A medida preventiva acontecerá entre segunda-feira (31) e quarta-feira (2 de junho). A segunda-feira está reservado para alunos cujos nomes são iniciados pelas letras de A até F. Na terça-feira (1º de junho) podem levar os documentos pais e responsáveis de alunos cujos nomes comecem com as letras de G até N. Por fim, na quarta-feira, serão atualizados os dados de alunos cujos nomes tenham início com as iniciais entre O e Z.

Leonardo Araújo espera que a greve dos professores da rede municipal de ensino não interfira na realização da medida preventiva. “A maioria das escolas não está afetada pela greve. Além disso, a direção das que aderiram à greve estão funcionando, portanto, os pais e responsáveis dos alunos podem ir aos estabelecimentos de ensino apresentar a documentação necessária”, frisou.

Zona rural tem festas

Em sua 12ª edição, a Festa do Vaqueiro de Ipuaçu promete animar este sábado (29) e domingo (30) o distrito de Governador João Durval. A principal atração do evento é a banda Magníficos, que vai se apresentar no final da tarde do segundo dia de festa.

A atividade principal da Festa do Vaqueiro é a cavalgada, no domingo, a partir das 11 horas, com saída da Pedra da Canoa para a sede do distrito. Além disso, haverá sorteios de brindes, culto ecumênico, oficinas e apresentação de grupos folclóricos.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Eventos, o sábado será marcado por apresentações musicais de Bayá e Banda, Vaqueirama e Olhar Sereno. Domingo é a vez das bandas Forró Com Mel, Magníficos e Mania de Paquerar animarem o evento.

Também neste domingo, no distrito de Jaíba, acontece a 10ª edição da Festa do Trabalhador Rural. Durante o dia, acontecerão apresentações musicais de Pedrinho do Acordeon, Quixabeira da Lagoa da Camisa e Raízes do Nordeste. Além dessas atrações, haverá sorteio de brindes e doação de mudas frutíferas para agricultores da região. O evento tem início a partir das 8 horas.

O público presente ainda poderá usufruir de ações desenvolvidas por diversos órgãos da Prefeitura de Feira de Santana, como aferição de pressão e teste de glicemia, através da Secretaia de Saúde; oficinas de artesanato e corte de cabelo, através da Secretaria de Serviços Públicos; e jogos de mesa e apresentações culturais, organizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Os dois eventos são promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

Embratel apresenta avanço tecnológico

A Embratel apresentou o Seminário de Atualização Tecnológica Tech Day para a comunidade feirense, na noite de quinta-feira (27), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Durante o evento, o prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve acompanhado da primeira dama Graça Pimenta, ressaltou a importância da tecnologia da comunicação para o desenvolvimento da sociedade e informou sobre os investimentos tecnológicos que a Prefeitura de Feira de Santana vem realizando com a Internet gratuita do programa Feira Cidade Digital e a digitalização da saúde.

Durante o seminário estiveram presentes o diretor regional da Embratel na Bahia, Alex Macedo, e os gerentes de Conta da Embratel em Feira de Santana, Sarlan Bernardo e Ely Reis, além de vários representantes de vários segmentos da sociedade, a exemplo de artistas.

O consultor de Soluções da Embratel, Albano Frederico, destacou o arrojo do Governo Municipal, em reconhecimento pelo prêmio T & I conquistado este ano, em função dos investimentos tecnológicos. Também destacou os avanços da Embratel visando a oferta de tecnologia de comunicação de ponta, que tornam a empresa na líder absoluta de mercado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111045 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]