Atividades comemoram Dia da Agricultura Familiar em Serrinha

Um dia dedicado à agricultura familiar, com entrega de equipamentos, cursos, oficinas, exposições de animais e assinatura de contratos. Com essas atividades, os agricultores do Território do Sisal tiveram um dia diferente dentro da programação da 3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Território do Sisal – Espaço de Comércio Justo e Solidário. O evento, iniciado na quarta-feira, encerrou nesta sexta (21/05/2010), na Praça Morena Bela, em Serrinha.

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Banco do Nordeste, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), do Movimento Social do Território do Sisal e das prefeituras do território.

“Essa feira é organizada, diversificada e discute desde a sanidade animal à perspectiva de projetos e regularização fundiária. É uma oportunidade das organizações, que implementam ações com a agricultura familiar, conhecer as novidades do segmento e buscarm formas de apoio nos seus município. Esse conjunto de políticas públicas e oportunidades contribui para dinamizar a agricultura familiar como um todo”, afirmou o superintendente de Agricultura Familiar (Suaf), Wilson Dias.

Um momento esperado pelos agricultores familiares foi a entrega de 65 equipamentos à associações dos municípios da região sisaleira. “Este é um momento único que temos que aplaudir, pois, agora, vamos melhorar a nossa produção e ganhar mais dinheiro”, disse o agricultor de feijão e presidente da Associação Lagoa do Velho, em Barroca, Paulo Gonçalves de Oliveira.

O agricultor de Euclides da Cunha, Antônio Costa dos Reis, ressaltou a importância da iniciativa. “Vamos viver um novo tempo, com a chegada desses equipamentos. Só quem vive na lida do campo sabe a transformação que isso significa”.

Equipamentos como o cilindro separador de mucilagem de sisal, prensa manual para produção de feno e forma de silo sincho rapadura, irão otimizar e intensificar a produção de forma sustentável dos agricultores da região sisaleira.

A EBDA adquiriu os equipamentos com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Em uma segunda etapa, mais 19 equipamentos como a bomba rosário e o silo zinco hermétrico serão entregue as associações.

“A feira possibilitou aos agricultores participar de capacitações, de conhecer novas tecnologias e ações importantes desenvolvidas na região, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar”, enfatizou o presidente da EBDA, Emerson Leal.

A programação do Dia da Agricultura Familiar ainda contou com a entrega de 409 títulos de terras, pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e a assinatura de 150 projetos de créditos pelo Banco do Nordeste.

Programação diversificada

Durante os três dias de feira, a empresa manteve uma programação diversificada, com a realização de palestras, exposições de equipamentos, produtos e tecnologias para a agricultura familiar. Em seis toldos houve demonstrações teóricas e práticas como os trabalhos com sisal, apicultura e meliponicultura, com exposição de colméia e produtos apícolas, e do artesanato e culinária regional típica.

O espaço reservado para exposição e comercialização de caprinos e ovinos fez sucesso entre os visitantes. De maneira dinâmica foram demonstradas tecnologias utilizadas na alimentação animal como Cilindro separador de mucilagem do sisal, além de máquinas de picar palma, prensa manual para produção de feno e silo cincho.

Agricultores familiares, donas de casa e jovens rurais aprenderam, durante um curso ministrado pelo médico veterinário da EBDA, Geraldo Magalhães, a produzir derivados do leite, como queijo e iogurte. Exposições de fotos e produtos, da área de agroeclogia, canteiros de sisal, exposições de pequenos animais e orientações sobre a Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) também foram atividades expostas na feira, sob a orientação dos técnicos da EBDA.

Oficinas e palestras

Ainda foram realizadas oficinas temáticas sobre a Nova Lei da Alimentação Escolar, o 2º Encontro de Sementes Crioulas, cursos sobre Técnicas de Produção Agrícola e Sanidade Animal, palestras sobre Mandiocultura e Economia Solidária e Comércio Justo.

Palestras sobre o Programa de Microcrédito Rural do BNB (Agroamigo) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entrega de toldos para comercialização dos produtos, assinaturas de contratos do Pronaf, liberação de cheques de financiamento e mutirão de documentação também foram realizados na feira.

O evento contou com parceria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nordeste Cidadania, entre outros parceiros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111215 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]