Associações pedem investigação de capital estrangeiro na mídia brasileira

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) e aAssociação Nacional dos Jornais (ANJ) pediram à Procuradoria-Geral da República uma investigação da Empresa Jornalística Econômico S.A., de origem portuguesa, que edita o Brasil Econômico e comprou os impressos do grupo O Dia, e da Terra Networks S.A, de origem espanhola, que controla o site Terra, informou O Globo.

As associações, que representam os principais veículos de comunicação brasileiros, fizeram o pedido em duas representações. Elas defendem o cumprimento do artigo 222 da Constituição, que limita a participação estrangeira na propriedade dos meios a 30% do capital. Os grupos citados não se manifestaram.

A Abert avalia a possibilidade de entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a proliferação na internet de portais de jornalismo controlados por empresas estrangeiras, diz O Globo. Em um comunicado de imprensa, a entidade cita o Terra e o Yahoo como exemplos. A Abert e a ANJ também pediram ao Ministério Público que aponte qual o órgão responsável pela regulação da internet no Brasil, afirma o G1.

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110063 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]