ABM entrega carta de intenções aos presidenciáveis que participam de Congresso em Salvador

A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) irá apresentar durante o 11° congresso da entidade, que acontecerá em Salvador entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2010, os projetos que serão encaminhados pelos prefeitos de todo o país aos candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano, por meio de carta aberta. As propostas que irão compor a carta serão apresentadas no segundo dia evento, chamado de XI Congresso Brasileiro dos Municípios, que será realizado no Centro de Convenções da Bahia.

Entre as propostas, a ABM defende mudanças na Lei de Licitações, que não é atualizada há 17 anos. A entidade que elevar para R$24 mil o valor limite para as dispensas de licitação, que hoje é de apenas R$8 mil. “A medida proposta contribuirá, a partir da correção dos valores atuais, para potencializar a realização de comprar públicas por parte das prefeituras, fomentando o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a geração de emprego e renda”, explicou o presidente da ABM, Alberto Muniz.

A ABM também defende mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para garantir que os governos federal e estadual recompensem os municípios por despesas que, constitucionalmente, não são deles. “Também queremos uma reforma tributária justa que beneficie principalmente os municípios mais pobres”, afirmou Muniz. A entidade defende a criação de um Fundo de Equalização de Transferências de ICMS aos Municípios (Fetim) como forma de compensar as prefeituras mais pobres pela divisão injusta do tributo estadual.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]