“Conversando com sua História” Inicia Novo Ciclo de Debates

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Rever temas da História da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso “Conversando com sua História” que, em sua 8ª edição, iniciará um novo ciclo de debates, na próxima terça-feira (04/05/2010), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

Na ocasião, o professor e ator Armindo Bião falará sobre a permanência da ideia da sexualidade feminina como ameaça, em “Encruzilhadas da Padilha, do século 14 ao 21”. As inscrições para o curso, promovido pelo Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), são gratuitas.

O tema do primeiro debate é resultado do projeto de pesquisa iniciado pelo professor Bião, em 2007. Desde então, já foi publicado no formato de artigo e apresentado em diversas palestras. Professor titular associado, no Brasil, à Universidade Federal da Bahia e, na Europa, à Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e à Maison dês Sciences de I Homme Paris Nord, Armindo Jorge de Carvalho Bião é ator e encenador. Já trabalhou em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais. Foi diretor-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de 2003 a 2006, e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.

Curso

Segundo a diretora do Centro de Memória, Consuelo Novais Sampaio, “a variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”.

O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão “O Tutu da Bahia e o Medo das Insurreições Escravas”, “História das Mulheres no Magistério da Bahia” e “Os Tupis na Bahia: estudos e costumes”. Os participantes que tiverem 75% de frequência receberão certificado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]