Tradição de Malhação de Judas é mantida em Cachoeira à quase um século

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Mantida pelos moradores de Cachoeira a tradicão da malhação do Judas no Sábado de Aleluia. Considerada como uma das comemorações mais antiga do calendário festivo da cidade, com quase um século de existência. De acordo com o que determina a tradição, o boneco que simboliza Judas, o discípulo que traiu Jesus Cristo, após a Santa Ceia, será queimado à meia-noite, após apresentação de bandas e de grupos populares.

Para manter a tradição sempre viva, o carpinteiro Jair Souza de Freitas, de 38 anos, providencia a confecção dos bonecos. Ele é considerado, atualmente, como o único artesão que se dedica à confecção de Judas em Cachoeira. Arte que aprendeu ainda na adolescência, “por curiosidade”, como ele mesmo conta. Os corpos dos bonecos simbolizando Judas são recheados, cada um deles com uma média de três quilos de fogos.


Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111128 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]