Tradição de Malhação de Judas é mantida em Cachoeira à quase um século

Mantida pelos moradores de Cachoeira a tradicão da malhação do Judas no Sábado de Aleluia. Considerada como uma das comemorações mais antiga do calendário festivo da cidade, com quase um século de existência. De acordo com o que determina a tradição, o boneco que simboliza Judas, o discípulo que traiu Jesus Cristo, após a Santa Ceia, será queimado à meia-noite, após apresentação de bandas e de grupos populares.

Para manter a tradição sempre viva, o carpinteiro Jair Souza de Freitas, de 38 anos, providencia a confecção dos bonecos. Ele é considerado, atualmente, como o único artesão que se dedica à confecção de Judas em Cachoeira. Arte que aprendeu ainda na adolescência, “por curiosidade”, como ele mesmo conta. Os corpos dos bonecos simbolizando Judas são recheados, cada um deles com uma média de três quilos de fogos.


Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário