Saúde na Bahia é destaque na Assembleia Legislativa

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, afirmou nesta terça-feira (13/10/2015), para a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, que o Governo do Estado não mede esforços para colocar os serviços de saúde oferecidos à população entre os melhores do país. Convidado pelos parlamentares para prestar contas do trabalho que está sendo realizado pela secretaria, ele fez uma explanação sobre as principais ações.

Solla lembrou, por exemplo, que já foram construídas 239 unidades de Saúde da Família em todo o Estado, sendo 12 delas em Salvador, e 43 reformadas. Todas contaram com recursos do Governo do Estado. No momento, outras 100 unidades estão sendo construídas e contam com recursos federais. Paralelamente, a secretaria também está montando uma rede pública de laboratório de exames clínicos, beneficiando diversos municípios do interior. Até 2011 serão entregues 26 unidades desse tipo à população.

Para uma platéia formada por deputados da base do governo e da oposição, o secretário explicou que, desde 2007, vem se trabalhando muito na área de saúde do estado e enumerou algumas das muitas ações empreendidas desde então: implantação do plano de cargos e salários; seleção pública para preenchimento de vagas; capacitação pedagógica de pessoal de nível superior para servirem de monitores aos de nível médio; e ampliação dos atendimentos de alta complexidade em diversas regiões do estado.

Em sua apresentação, o gestor lembrou que a Bahia tinha, logo no início dessa gestão, uma epidemia de sarampo e que hoje não se tem mais notícias da doença. Explicou, por exemplo, que a Bahia, em relação à meningite meningocócica, mantém a média de 1,1 caso por 100 mil habitantes, patamar histórico no estado. Apesar do aumento entre 2008 e 2009 no número de casos da doença em Salvador, o risco de contágio é a metade dos riscos existentes em Brasília e um terço dos riscos de contágio existentes em São Paulo, que é o campeão de casos de meningite meningocócica no Brasil.

Também foi destaque na apresentação, as ações para enfrentar os ciclos de dengue no estado. Para enfrentá-la, a Secretaria Estadual de Saúde ampliou o número de leitos no estado, com abertura de novos serviços e capacitação de pessoal; fechou articulação com as forças armadas; adquiriu e distribuiu 250 mil capas para tanques e tonéis; e fez seleção pública para aumentar o quadro de agentes de controle de endemias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]