Presidente nomeado do STF defende penas alternativas

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Ministro Cezar Peluso participou do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal; ele esteve em painel sobre o tratamento de prisioneiros no sistema de justiça criminal internacional.

Os países da América Latina não tem condições de responder às demandas de dignidade humana das condições dos presos.

A afirmação foi feita pelo ministro Cezar Peluso, presidente nomeado do Supremo Tribunal Federal do Brasil, STF, em coletiva de imprensa durante o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que acontece em Salvador, na Bahia, até 19 de abril.

Soluções Alternativas

Peluso participou de painel sobre o tratamento de prisioneiros no sistema de justiça criminal internacional. A sessão foi moderada pelo relator especial da ONU sobre Tortura, Manfred Nowak, e também teve a presença do ministro da Suprema Corte da Argentina, Eugenio Raul Zaffaroni.

O presidente nomeado do STF disse, durante a coletiva, que é preciso encontrar soluções alternativas à prisão.

“O grande problema é os Estados encontrarem, cada qual dentro das suas características, recursos, necessidades e realidade, soluções alternativas à prisão, que é um fracasso universal. Ela não tem servido para reinserir ninguém em sociedade e particularmente, em alguns casos, é até uma escola de crimes. Quem entra no sistema prisional brasileiro tende a sair muito pior do que entrou”, afirmou.

Tratamento

Cezar Peluso disse que há certos casos específicos de tratamento dado a criminosos que envergonham o Brasil. Ele não quis citar exemplos mas afirmou que alguns são crimes do Estado contra o cidadão.

Uma opção em estudo pelo país, segundo o ministro, é o monitoramento eletrônico de presos.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116767 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.