Presidente do Chile quer intensificar relações com Brasil e passa o dia em reuniões em Brasília

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Brasília – Depois de eleger o Brasil o segundo país a ser visitado desde que tomou posse no mês passado, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, programou para hoje (09/04/2010) um dia lotado de compromissos em Brasília.

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Piñera vai assinar um memorando de entendimento para troca de experiências na área de esportes e vai agradecer o apoio prestado pelo governo brasileiro na reconstrução de seu país, depois dos terremotos e tsunamis de fevereiro deste ano.

Atleta e apaixonado por esportes, Piñera se disse preocupado com o elevado percentual de sedentários no Chile. Ao ser informado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre os programas esportivos desenvolvidos no Brasil, ele se interessou em firmar parcerias que sirvam de estímulo aos chilenos.

Antes da reunião com Lula, Piñera terá passado por outros dois compromissos políticos – encontros com os pré-candidatos à sucessão presidencial – a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Também esteve com o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB).

Apontado como um ícone de mudança política no Chile, Piñera é o primeiro presidente da República de centro-direita eleito no país, após duas décadas da esquerda no poder. O Chile foi alvo de uma das ditaduras mais violentas da América Latina sob controle do general Augusto Pinochet – de 1973 a 1990.

Em Brasília, Piñera se reunirá ainda com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Antes de passar pelo Brasil, o chileno esteve na Argentina onde confirmou a parceria com o país, com o qual tem sua principal fronteira de terra.

Em janeiro, ao ser eleito, numa das disputas mais concorridas da história chilena, Piñeira virou alvo de observação do comando do Democratas (DEM). O ex-prefeito do Rio Cesar Maia, que foi exilado político no Chile e conhece bem o país, afirmou que a direita brasileira tinha de aprender com a chilena.

Piñera desembarcou ontem (8) em São Paulo e pediu apoio à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para a reconstrução do Chile. Desde o dia 27 de fevereiro, o país é dominado por frequentes tremores de terra. O mais grave atingiu 8,8 na escala Richter, deixando cerca de 500 mortos e mais 1,3 milhão de desabrigados.

O presidente é um dos empresários mais bem-sucedidos do Chile e está entre os mais ricos do país. Segundo a revista Forbes, seu patrimônio seria de mais de US$ 1 bilhão. Ele é sócio majoritário da empresa aérea internacional Lan Chile, dono da rede de televisão Chile Visión e do time de futebol Colo-Colo – considerado um dos três principais do país, ao lado do Universidad Católica e do Universidad de Chile.

*Com informação do site Presidente do Chile quer intensificar relações com Brasil e passa o dia em reuniões em Brasília.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108663 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]