Presidenta da LIbéria chega a Salvador para ministrar palestra

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Presidente da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf é recebida pelo chefe de gabinete do governador Fernando Schmidt.

A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, chegou na manhã desta quinta-feira (8) a Salvador para uma visita de um dia. A aeronave em que ela estava pousou na base aérea da capital baiana por volta das 11h15. Sirleaf foi recepcionada pelo chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, que representou Jaques Wagner que está em Brasília. Ela é a primeira mulher a se tornar chefe de estado de um país africano.

Em Salvador, Sirleaf participará de um encontro com o prefeito João Henrique e com a primeira dama Fátima Mendonça, no Palácio de Ondina, e, à tarde, ministra uma palestra aberta ao público sobre a diáspora africana no Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Imbuí.

Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com a Uneb, a atividade faz parte de uma ampla agenda da autoridade liberiana no Brasil, com a perspectiva de reforçar operações que visam à aproximação do país com o continente africano.

Na Bahia, a presidente busca o estabelecimento de cooperações em áreas como a cultural e agrícola, além do estreitamento das relações diplomáticas com o estado, que concentra o maior contingente de pessoas negras no Brasil.

Eleita em janeiro de 2006, Ellen é a líder maior do país africano que inspirou o documentário Manda o Diabo de Volta para o Inferno (Pray the Devil Back to Hell), de 2008, que credita às mulheres da Libéria todo o fim da sangrenta guerra civil daquele país. A presidente fica em Salvador até sexta-feira (9) quando embarca para o Rio de Janeiro por volta das 9h.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]