Paulo Souto e José Ronaldo são homenageados pela CMFS (Câmara Municipal de Feira de Santana)

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Paulo Souto e José Ronaldo são homenageados pela CMFS (Câmara Municipal de Feira de Santana).
Paulo Souto e José Ronaldo são homenageados pela CMFS (Câmara Municipal de Feira de Santana).

Em clima festivo, a Câmara Municipal prestou dupla homenagem na noite de ontem (08/04/2010), concedendo as comendas Francisco Pinto e Maria Quitéria ao ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e ao ex-governador da Bahia, Paulo Souto, respectivamente. A sessão solene reuniu no plenário e na galeria da Casa da Cidadania autoridades, lideranças políticas, familiares e amigos dos homenageados.

Ao saudar os convidados, o vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), autor do projeto de concessão das honrarias, justificou as homenagens pelo trabalho político e administrativo realizado por José Ronaldo e Paulo Souto, que receberam as comendas do próprio vereador e do deputado estadual e o prefeito Tarcízio Pimenta. Os decretos foram entregues por dom Itamar Vian e o deputado estadual Fernando Torres.

Sobre o ex-governador Paulo Souto, Lulinha destacou a “imagem de político sério e responsável” que ele imprimiu ao longo de sua vida pública. Como ações administrativas, o vereador citou o Sac, modelo de atendimento ao cidadão que segundo ele se tornou referência para outros estados, merecendo inclusive premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) como serviço público de excelência.

“Em seu governo a Bahia ocupou lugar de destaque, sobretudo pelo investimento na agricultura e na indústria”, afirmou o vereador Lulinha, destacando também a Saúde e a Educação como setores beneficiados pelo ex-governador na Bahia como um todo. “O trabalho de Paulo Souto o tornou digno de receber a Comenda Maria Quitéria, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal.

O resgate da credibilidade do poder público e a reconstrução de Feira de Santana, segundo Lulinha, foram os grandes méritos de José Ronaldo como prefeito de Feira de Santana, que ao longo de seus dois mandatos tornou-se “metrópole emergente”. Dentre as realizações do período, o vereador destacou a atração da iniciativa privada para a cidade, a criação do Hospital da Criança e a implantação do Museu Parque do Saber.

“Suas intervenções trouxeram resultados extremamente positivos para o desenvolvimento de Feira de Santana”, disse Lulinha, enfatizando a postura de seriedade e a visão empreendedora do ex-prefeito. Visivelmente emocionado, ele disse que sentia-se honrado em ser o autor da concessão da comenda que leva o nome de Francisco Pinto “um grande exemplo de liderança política, que mudou a estrutura da cidade”.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), que compôs a mesa ao lado do arcebispo metropolitano, dom Itamar Vian, Paulo Souto, José Ronaldo e sua esposa, Ivanete Rios, o prefeito Tarcízio Pimenta e o procurador geral do Município, Carlos Lucena. Vereadores, secretários municipais e prefeitos da região também prestigiaram a solenidade.

Emoção e agradecimentos marcam os discursos dos homenageados

“A atividade política sempre nos traz momentos de alegria, como este que vivo aqui em Feira de Santana, ao receber esta comenda, que tanto me dignifica”, afirmou Paulo Souto, lembrando que quem se dedica à vida pública deve estar preparado também para momentos de apreensão e dificuldades.  “Mas um momento como este compensa todas as dificuldades”, disse o ex-governador, sem esconder a emoção.

Paulo Souto observou que o reconhecimento do homem público deve ser visto como um incentivo para que ele se dedique com mais afinco à tarefa de melhorar a vida do povo. “Esta homenagem tem um significado especial, porque me aproxima ainda mais à cidade e ao seu povo”, enfatizou o novo comendador, garantindo que agora está ainda mais comprometido com o desenvolvimento de Feira de Santana.

Em um discurso pontuado de agradecimentos – inclusive à presença de lideranças de várias partes da Bahia – o ex-governador destacou os méritos de José Ronaldo, “especialmente pela sua capacidade de lutar por esta terra”. Souto disse ainda que o prefeito Tarcízio Pimenta tem honrado a cidade e a população sente-se confortável pela escolha. “Sinto-me honrado e com mais responsabilidades com a cidade”, frisou.

A emoção também tomou conta de José Ronaldo. “Felizmente nos enganamos quando pensamos que não vamos nos emocionar”. Ele lembrou quando vinha de Paripiranga para a festa de Senhora Santana, no mês de janeiro, acompanhando a madrinha e irmã de criação, hoje com 81 anos. “Fiquei apaixonado por esta terra e disse a minha mãe que quando ficasse homem queria morar aqui”, contou.

Foi através de Faustino Dias Lima que ele conseguiu o primeiro emprego, na Prefeitura de Feira de Santana, o que possibilitou a continuidade dos estudos. Seis meses depois foi chamado para ser diretor da seção em que trabalhava. José Ronaldo lembrou a cassação do mandato de Francisco Pinto, quando fez um discurso de alguns poucos minutos no plenário da Câmara Federal, criticando Pinochet, do Chile.

“Eu sempre fui um divergente das ações políticas de Chico Pinto, mas nunca lhe faltei com o respeito e nunca deixei de reconhecer o seu valor”, afirmou o comendador José Ronaldo, que disse ter recebido “muitas palavras de incentivo, de carinho e de orientação” do líder político. Como prefeito, ele homenageou Pinto colocando seu nome em logradouros públicos e concedendo a Ordem do Mérito Municipal. “Ele não veio porque estava doente, mas me enviou uma carta que eu guardo até hoje”, lembrou.

Afirmando que o poder passa, José Ronaldo assegurou que “jamais na minha vida alguém haverá de dizer que eu enganei uma pessoa ou traí alguém”, destacando que sempre resolveu tudo “de frente, olho no olho”, comportamento que, garantiu, continuará adotando. “Aprendi a respeitar todos, a conviver com o contra e peço a Deus que sempre assim seja”. Sobre a seu futuro político, ele disse que há seis meses pede que Deus o oriente para a decisão que tem de tomar daqui a alguns dias.

Paulo Souto é homenageado em Feira de Santana

O presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, foi condecorado com a comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal de Feira de Santana. Na solenidade, realizada na quinta-feira (08/04), à noite, com o plenário da casa lotado, Souto, emocionado, agradeceu e destacou a sua honra e felicidade pela homenagem.

“Esta comenda redobra a minha responsabilidade com esta cidade e seu povo. Torna-me ainda mais comprometido com Feira de Santana”, afirmou Souto. A comenda é concedida a pessoas que possuem serviços prestados e reconhecidos pela sociedade feirense em diversas áreas, contribuindo com o crescimento da cidade.

Ao receber a medalha das mãos do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), o ex-governador ressaltou a tradição da cidade de estar sempre gerando exemplos de políticos comprometidos com o povo. “Na atual administração municipal, Tarcízio Pimenta confirma essa tradição que honra Feira de Santana”.

Grato à Câmara Municipal pela homenagem, em especial ao vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), autor da iniciativa, Paulo Souto disse também estar honrado por receber a medalha Maria Quitéria ao lado do ex-prefeito José Ronaldo, homenageado com a comenda Francisco Pinto.

“Zé Ronaldo é um grande homem público não apenas de Feira de Santana, mas de nosso estado. Receber esta comenda ao lado dele torna este momento ainda mais especial. Zé Ronaldo tem amor a esta terra e muito fez e fará ainda pelo povo feirense”, afirmou o ex-governador.

Num discurso cheio de emoção, o ex-prefeito José Ronaldo recordou sua história: a chegada a Feira de Santana aos nove anos para participar da festa de Nossa Senhora de Santana, o primeiro emprego, a carreira política e a convivência que manteve com o falecido deputado Chico Pinto.

A solenidade reuniu na Câmara Municipal de Feira de Santana, além dos vereadores da Casa, os deputados estaduais Heraldo Rocha (DEM) e Carlos Gaban (DEM), lideranças políticas regionais, autoridades públicas, empresários, populares e a imprensa local.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116841 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.