
É fundamental que haja uma fiscalização mais rígida, principalmente nos pontos críticos da cidade, como na Praça Padre Mateus…
Transitar conduzindo um veículo pelas ruas do centro de Santo Antonio de Jesus é tarefa das mais difíceis que se pode imaginar. Chega quase perto do inimaginável. O trânsito desordenado da cidade já se transformou em uma verdadeira “guerra no transito”, tendo como aliados uma gama considerável de motoristas irresponsáveis, má sinalização, pedestres desatentos, o fluxo de veículos é controlado por uma guarda municipal mal treinada e que não entende nem os sinais que devem ser emitidos pelo apito que usam.
Esta situação bagunçada tem como grande colaborador os motoristas irresponsáveis. Estacionar em fila dupla ou atender celular ao volante, transgredindo as regras de condução do veículo, passou a ser uma coisa normal e poucas medidas são tomadas para que haja uma mudança neste tipo de comportamento. É fundamental que haja uma fiscalização mais rígida, principalmente nos pontos críticos da cidade, como na Praça Padre Mateus – onde não existe um horário pré-estabelecido para carga e descarga de mercadorias – e artérias circunvizinhas.
Bicicletas, motos, carroças e todo tipo de veículos de menor porte, transitam de forma babélica causando muitas vezes, acidentes que põem em risco a integridade física dos transeuntes. Os transportes alternativos – Topics e Vans – estacionam em qualquer lugar, mesmo sendo proibido, para embarcar ou saltar passageiros, ampliando o transtorno no trânsito. As vezes temos a sensação de que estamos na Índia, tamanha bagunça.
Para controlar a velocidade dos veículos, transformaram a cidade em um verdadeiro “Paraíso dos Quebra Molas”, o que é proibido por Lei Federal e que não é respeitada. Pode-se muito bem controlar a velocidade dos veículos através de equipamentos de última geração como: sensores de controle à velocidade – os conhecidos pardais – lombadas eletrônicas, semáforos, etc. Imagina-se que os quebra molas – existem até em passeios públicos, dificultando o transito dos cadeirantes; ver foto anexa – são para evitar que os veículos caiam nos diversos buracos existentes nas vias públicas.
Medidas urgentes precisam ser tomadas, porque como está, não dá mais para suportar.