O Ministro da Integração Nacional João Santana considerou como desastres o que ocorreu nos últimos dias em Feira de Santana

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O ministro da Integração Nacional, João Santana, esteve em Feira de Santana na manhã de sábado (10/04/2010) e, ao visitar as áreas atingidas pelas fortes chuvas juntamente com o prefeito Tarcízio Pimenta, ele considerou como desastres o que ocorreu no município nos últimos dias.

Por conta disso, ele vai disponibilizar kit de colchões com lençol, cobertor e travesseiro, e cestas básicas para as famílias desabrigadas. A perspectiva é de que o material seja adquirido ainda neste sábado. Além disso, o prefeito Tarcízio Pimenta vai a Brasília na terça-feira (13) para encaminhar os pleitos, acompanhado do ministro, e executar ações na próxima semana.

“As chuvas produziram inúmeros desastres aqui e a cidade precisa realmente de um apoio. Nós vamos levar todos os documentos e projetos ao conhecimento do Governo Federal. Não tenho dúvida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é sensível e vai ajudar Feira de Santana”, estima o ministro.

Em longo prazo, João Santana afirmou que os deputados federais Geddel Vieira Lima e Colbert Martins vão tentar aprovar o projeto de drenagem urbana sustentável de macrodrenagem para toda a cidade.

“Precisamos fazer um projeto que tente resolver definitivamente os problemas em Feira, e isso também não é de curto prazo. Envolve muito dinheiro e tempo para ser executado”, declara o ministro.

Na visita de João Santana ao município, secretários municipais, vereadores e o deputado federal Colbert Martins também estiveram com ele e o prefeito no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva, onde visitaram as famílias abrigadas no local. Percorreram ainda a nascente do rio Subaé, bairros Aviário e Feira X, avenida de Canal e o bairro Gabriela, com o apoio da Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para facilitar o tráfego.

Ao analisar o apoio do ministro, o prefeito observa que o primeiro deles foi a sua visita em Feira de Santana. “Isso é um fato substancial e importante, e é algo que nos dá alguma esperança. Que o presidente Lula determine algumas ações que precisamos fazer em Feira de Santana”, disse, acrescentando que “famílias estão dando o depoimento que há 80 anos nunca viram um fato desses na cidade”.

O prefeito também sugeriu ao ministro que algumas casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” sejam liberadas às famílias desalojadas. “Talvez as pessoas que foram selecionadas não tenham tanta necessidade. Queremos ofertar melhores condições de vida à população de forma positiva”, ressalta.

Foram 706 pessoas afetadas com as fortes chuvas e 150 famílias desabrigas e desalojadas em Feira de Santana.

Segundo o deputado Colbert Martins, a presença do ministro é muito importante para Feira de Santana, sobretudo para que ele presenciasse a conjuntura e tomasse decisões. “É a primeira vez que vejo esse volume de famílias afetadas em Feira. Vai ser feito um grande plano de macrodrenagem para prevenir isso no futuro”, destaca.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110022 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]