O espetáculo teatral “A Paixão e Morte de Jesus Cristo” é apresentando no distrito de Humildes. Confira outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Servtran com plantão na Semana Santa

O Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran), órgão da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai funcionar em Feira de Santana durante o feriadão da Semana Santa. Mesmo com ponto facultativo decretado no Município a partir das 13 horas desta quinta-feira (1º/04/2010), escala de plantão garante atendimento ininterrupto à população.

Enquanto os órgãos municipais não sujeitos a regime de plantão funcionam na quinta-feira até às 13 horas e retornam às atividades na segunda-feira (5), o Servtran mantém escala de plantão para atendimento às solicitações. Na sede do órgão o expediente será interno, mas com atendimento tanto pessoalmente, na avenida Nilton Rique, ao lado do Boulevard Shopping, como através do call center (75-3603-7304).

O patrulhamento nas vias públicas também está garantido, com equipes de agentes de trânsito de plantão em locais estratégicos da cidade, visando a oferta de atendimento às solicitações em menor tempo possível.

A manutenção dos serviços do Servtran, conforme o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, visa garantir a demanda da população, possibilitando o melhor funcionamento possível do trânsito na cidade, de forma ordenada.

O Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito vai estar com equipes instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde o serviço pode ser acionado por qualquer cidadão. Os serviços podem ser acionados através do telefone ou pessoalmente, para fiscalizar poluição sonora de veículos e imóveis, de transportes regular e também clandestino, controle do trânsito e apoio a outras secretarias municipais e serviços. Ainda atua no controle de acidentes de trânsito.

Durante o plantão estarão atuando seis viaturas de trânsito, além de quatro veículos na fiscalização de transporte clandestino, mais uma viatura na coordenação de área e um caminhão para transporte de cargas vivas, a exemplo de bovinos e equinos. Todo o aparato ainda terá o reforço de uma empresa de guinchos para remoção de veículos em casos necessários visando garantir a desobstrução de vias públicas.

Os veículos do Servtran estarão posicionados embaixo do Viaduto Georgina Erismann (cruzamento entre a avenida João Durval Carneiro e Anel Contorno), cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, cruzamento da avenida Presidente Dutra e João Durval Carneiro; cruzamento da rua J. J. Seabra com a avenida Getúlio Vargas e ainda na praça Jackson do Amaury.

Vigilância Sanitária apreende carne clandestina

Uma ação realizada entre a Vigilância Sanitária do Município e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no Centro de Abastecimento, na madrugada desta quarta-feira (31), resultou na apreensão de 300 quilos de carne clandestina das espécies bovina, suíno, caprino e vísceras deterioradas.

A carne não tinha qualquer procedência e é imprópria para consumo, segundo a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Elicarla Souza. Também foram fiscalizados os peixes, observando a coloração, mas a equipe não encontrou irregularidade.

O órgão lavrou um auto de apreensão da mercadoria e orientou os vendedores a não o adquirirem dessa forma nem tampouco comercializarem esse produto duvidoso, já que a fiscalização vai continuar no Centro de Abastecimento, em feiras livres e barreiras rodoviárias. O material foi encaminhado para o aterro sanitário.

A ação faz parte de uma campanha da Vigilância Sanitária no combate a carne clandestina e está sendo desenvolvida todos os finais de semana nas feiras livres da cidade.

“Também vamos fazer em dias aleatórios, na madrugada e final da tarde em busca dessas pessoas que insistem em comercializar a carne clandestina”, declara Elicarla Souza.

Ao adquirir a carne, ela orienta que o consumidor solicite o Certificado Sanitário para comprovar a procedência do produto, sendo observado como a mercadoria está sendo manuseada e exposta.

A ação contou com 20 profissionais da Vigilância Sanitária, o que inclui técnicos, veterinários e inspetores sanitários, além da Guarda Municipal e da Adab.

Paixão de Cristo em Humildes

O espetáculo teatral “A Paixão e Morte de Jesus Cristo” será encenado em praça pública, na sede do distrito de Humildes, nesta quarta-feira (31), a partir das 20 horas. Com 80 minutos de duração, a apresentação envolve 120 atores, do Grupo de Teatro de Humildes, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Um dos coordenadores do espetáculo e intérprete de Jesus Cristo, Ubaldo de Oliveira Santos, explica que a apresentação é única e reúne os atores uma vez por ano para a encenação, que também pode ser vista em outras cidades da região, até domingo (4 de abril).

No distrito de Humildes, o espetáculo é encenado em praça pública, em uma área de 90 metros de comprimento. Neste local são montados seis cenários, onde são apresentados desde a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, o sermão da montanha, apedrejamento de Maria Madalena, os milagres, sintetizados com a interpretação da cura do cego, a Santa Ceia, a traição de Judas, a negação de Pedro, a prisão de Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, julgamento, a Via Sacra, crucificação e a ressurreição.

Através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, a Prefeitura de Feira de Santana apóia a realização do evento com a disponibilização de dois palcos fixos, iluminação cênica e sonorização.

Ubaldo de Oliveira explica que a encenação vem sendo realizada pelo grupo há 10 anos, sendo que nos cinco primeiros contou com parceria com o grupo Renascer. “Desde 2005 estamos desenvolvendo um trabalho individualizado”, frisou.

Pagamento do DAM até dia 5

Os 356 classificados para instalar barracas na avenida Presidente Dutra durante a Micareta 2010 têm até o dia 5 de abril para pagar o Documento de Arrecadação Municipal (Dam).

Conforme o coordenador da instalação das barracas e chefe da Divisão de Cultura Popular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Sobrinho, quem não pagar o documento será desclassificado.

“Caso alguém não pague o DAM, automaticamente está desclassificado. Se isso acontecer, seguiremos a ordem de classificação e convocaremos o próximo da lista”, explica, lembrando que todos participaram da licitação referente a exploração do espaço.

A lista de classificados consta de 526 nomes, porém estão sendo oferecidas 356 vagas. Dentre os espaços ofertados, 182 possuem 2,5×5 metros, 40 tem 4×4 metros e 134 são de 5×5 metros.

No dia 6 de abril, os classificados que quitaram o DAM poderão comparecer ao Ginásio Municipal de Esportes, situado no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim, para realizar a escolha do lote.

Das 8h30 às 13 horas, apenas os lotes com tamanhos de 5×5 e de 4×4 metros serão escolhidos. Das 14 às 17 horas é a vez dos espaços com 2,5 e 5 serem determinados.

O coordenador informa também que “os espaços situados nas transversais da avenida Presidente Dutra poderão ser negociados até o dia 12 de abril também no Ginásio de Esportes”.

Para as transversais estão sendo disponibilizados espaços de 1,5×1,5, 2×2 e 2×6 metros. A Micareta 2010 será realizada de 15 a 18 de abril.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113792 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]