Novos secretários estaduais da Bahia assumem cargos. Confira nomes e currículos

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O Diário Oficial publica nesta quarta-feira (31/04/2010) a relação dos novos secretários estaduais. Eles substituem os atuais titulares que se desincompatibilizaram para concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições.

Eduardo Salles substitui Roberto Muniz, na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri); Feliciano Tavares Monteiro substitui Eduardo Ramos, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Invovação (Secti); Arany Santana Neves Santos substitui Valmir Assunção na Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Cícero de Carvalho Monteiro substitui Afonso Florense na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur); Wilson Alves de Brito Filho substitui João Leão, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Eugênio Spengler substitui Juliano Matos na Secretaria de Meio Ambiente (Sema); Paulo Cézar Lisboa substitui Rui Costa na Secretaria das Relações Institucionais (Serin); Antonio Carlos Marcial Tramm substitui Domingos Leonelli na Secretaria do Turismo (Setur); Luciana Tannus da Silva substitui Nelson Pellegrino na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

SEAGRI – Eduardo Salles

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa – MG, o novo secretário da Agricultura, Eduardo Salles, 44 anos, é mestre em Engenharia Agrícola. Nos últimos 20 anos foi gestor de empresas agroindustriais nacionais e multinacionais, como as holdings agropecuárias do Grupo OAS, do Grupo Português Espírito Santo e do Grupo Americano Comanche Clean Energy. Atualmente é diretor da Associação Comercial da Bahia e chefe de gabinete da Seagri.

SECTI – Feliciano Tavares

Feliciano Tavares, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em 1976, que assume a Secti, é professor universitário e consultor. Possui especialização em Distribuição de Energia Elétrica e em Administração em Recursos Ambientais. Coordenou o Planejamento Estratégico para o Cefet Bahia, de Eficiência Energética da Prefeitura de Salvador e o Plano Diretor Urbano dos municípios de Ribeira do Pombal, Boquira e Camamu.

SEDES – Arany Santana

A nova secretária do Desenvolvimento Social, Arany Santana, 58 anos, é licenciada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em História da África e em Língua e Cultura Kikóongo. Arany é, desde abril de 2008, coordenadora dos Centros Sociais Urbanos do Estado da Bahia, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Arany é também fundadora do Movimento Negro Unificado (MNU) em Salvador, em maio de 1978.

SEDUR – Cícero Monteiro

Cícero Monteiro, 49 anos, que assume a Sedur, além de engenheiro sanitarista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é administrador de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (UCsal), com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversos cargos na Embasa e, em 12 de janeiro de 2007, assumiu a presidência da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), cargo que ocupava até a última terça-feira (30).

SEINFRA – Wilson Alves de Brito Filho

Aos 48 anos, Wilson Alves de Brito Filho, que assume a Seinfra, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Cruz das Almas. Foi vereador no município de Alcobaça e em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. Eleito deputado estadual em 1998, licenciou-se da Assembléia Legislativa no ano de 2000 para disputar a prefeitura de Prado, no extremo Sul, cargo que assumiu em 2001.

SEMA – Eugênio Spengler

Eugênio Spengler, 47 anos, bacharel em Filosofia pela Universidade das Faculdades Associadas Ipiranga – SP, assume a Sema. Foi Consultor Técnico das secretarias estaduais da Casa Civil, da Indústria, Comércio e Mineração e da Sema. Spengler foi também gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo/RS e professor de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí/RS.

SERIN – Paulo Cézar Lisboa

Paulo Cézar Lisboa, 48 anos, novo secretário de Relações Institucionais, nasceu em Santa Maria da Vitória, oeste do estado, é mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor licenciado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Foi secretário de Comunicação e da Casa Civil do município de Vitória da Conquista, assessor do Centro de Estudos de Ação Social (Ceas) e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR).

SETUR – Antonio Carlos Marcial Tramm

Administrador, 64 anos, o soteropolitano Antonio Carlos Marcial Tramm, que assume a Setur, foi chefe de gabinete da secretaria entre 2008 e 2010, secretário de Transporte da Prefeitura de Salvador e chefe de gabinete da presidência da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Coordenou a implantação de projetos de incorporação imobiliária nas empresas OAS, Odebrecht e Cidade. Também foi consultor da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), nos anos 70, e participou do projeto de implantação da loja da Cesta do Povo de São Joaquim.

SJCDH – Luciana Tannus

Formada em Administração de Empresas, Luciana Tannus, que assume a SJCDH, é pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais. Trabalhou no Ministério da Previdência e, atualmente, é servidora de carreira do Ministério da Fazenda, tendo acumulado experiência na Escola de Administração Fazendária. No Governo da Bahia, ajudou a construir o Programa Primeiro Emprego e foi coordenadora-geral dos Consórcios Sociais da Juventude. Assumiu, também no Ministério do Trabalho e Emprego, o Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110974 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]