Mais dois jornalistas são assassinados em Honduras

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Mais dois jornalistas são assassinados em Honduras.
Mais dois jornalistas são assassinados em Honduras.

Segundo a Unesco, sobe para cinco o número de profissionais da imprensa assassinados no país no mês de março; o carro onde estavam José Bayardo Mairena e Manuel Juárez foi atingido por disparos.

Repórteres em risco

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, condenou nesta quinta-feira mais um ataque que matou dois jornalistas hondurenhos. José Bayardo Mairena e Manuel Juárez foram assassinados em 26 de março por homens armados não identificados.

A Unesco ressalta que somente no mês passado, cinco jornalistas foram assassinados em Honduras. Mairena e Juárez trabalhavam para as emissoras de rádio Excélsior e Super 10.

Emboscada

Segundo agências de notícias, após apresentarem um programa de rádio em Catacamas, os dois foram alvo de uma emboscada. O carro onde estavam Mairena e Juárez foi atingido por disparos e eles não sobreviveram.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, lamentou o episódio e fez um apelo às autoridades de Honduras, para que façam todo o esforço possível em prender os responsáveis e pôr um fim a essa onda intolerável de violência.

Irina Bokova ressaltou que crimes contra profissionais de mídia atingem o direito fundamental à liberdade de informação, essencial em uma sociedade democrática.

Relatório

A ONG Repórteres Sem Fronteiras afirma que Honduras e México são atualmente os países com mais casos de assassinatos de jornalistas.

De acordo com um relatório lançado pela Unesco na semana passada, 77 jornalistas foram mortos no mundo em 2009.

*Com informaçã da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111162 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]