Importância do estudo da África é tema da aula inaugural do Mestrado em História

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, terça-feira (06/04/2010), a aula inaugural do mestrado com palestra sobre o tema Porque a História da África é Crucial para a Humanidade, proferida pelo professor doutor Jacques Depelchin. As atividades, abertas à comunidade, serão iniciadas às 9 horas, no Auditório Victor Meyer, módulo 6, campus universitário.

Jacques Depelchin é natural da República Democrática do Congo. Foi professor visitante, professor associado e pesquisador em várias universidades da África, Europa e Estados Unido. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-orientais da Ufba.

O tema é considerado não apenas importante como também fundamental para todos os segmentos da sociedade, conforme observa Elizete Silva, coordenadora do Programa em Pós-Graduação em História. “Preocupa o silenciamento da história da África na pesquisa e no ensino”, afirmou, salientando que este estudo possibilita descobrir a origem de diversos aspectos do cotidiano do Brasil, além de desmistificar o imaginário negativo da cultura africana construído por situações diversas, com estratégias de desqualificação e dominação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.