Festival Vivadança recebe grupos e artistas do Brasil e do Mundo

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Das origens do samba ao mais delicado estilo coreográfico oriental, a Bahia se prepara para mais um Vivadança. O Festival, que é apoiado pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, acontece no Teatro Vila Velha e no Passeio Público durante todo o mês de abril, sempre de terça a domingo, e reúne, nesta edição, diversos artistas baianos e de outros estados brasileiros, além da Espanha e do Japão. São espetáculos, shows, oficinas, mostras coreográficas, exposições, instalações, exibições de vídeos e encontros que confirmam a relevância e diversidade da dança num festival em plena ascensão.

Criado e dirigido pela coreógrafa Cristina Castro e realizado pelo Núcleo Viladança – grupo residente do Teatro Vila Velha – o Vivadança parte para sua quarta edição trazendo novidades como o lançamento do 1° Prêmio Vivadança, que fomenta criações coreográficas e estimula a pesquisa e a produção de novos espetáculos baianos.

Esta quarta edição também consolida ações de sucesso nas edições anteriores, a exemplo da Mostra Casa Aberta – que levará ao palco 383 artistas, em três noites – e a Mostra Hip Hop em Movimento, que promove oficinas de break dance, de grafitti e de DJ, shows, mesa redonda, feira, além da 3ª Batalha de Break – Evolução Hip Hop.

Um terço da plateia do festival – quase três mil pessoas – tem acesso gratuito aos espetáculos. Todos os anos, o Vicadança promove a democratização do acesso através de um programa de formação de plateia, fruto da articulação com ONG’s, rede escolar pública e privada, associações de pessoas portadoras de necessidades especiais, associações comunitárias e grupos artísticos do subúrbio.

Como nos anos anteriores, no Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o festival investe na difusão da linguagem para o público infanto-juvenil. Neste ano teremos apresentações da montagem Dança em Quadrinhos, de Leandro de Oliveira. Vencedor do prêmio Funarte 2009, o espetáculo estreia no dia 29 para uma plateia exclusivamente formada por crianças e jovens das escolas públicas e projetos sociais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]