Dia do Jornalista: Estado da Bahia indeniza a família do jornalista Manoel Leal

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Estado da Bahia indeniza a família do jornalista Manoel Leal.
Estado da Bahia indeniza a família do jornalista Manoel Leal.

O Dia do Jornalista começou com um sabor de justiça nesta manhã de quarta-feira, 7 de abril de 2010. Logo cedo, o governador Jaques Wagner recebeu na Governadoria, a família do jornalista Manoel Leal – fundador do jornal A Região, com sede em Itabuna -, assassinado no dia 14 de agosto 1998 quando voltava para casa. Acompanhados pela superintendente da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Denise Tourinho, os filhos, Marcel e Valéria Leal, receberam formalmente do governador o valor indenizatório de R$ 100 mil, que atende a uma recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A reparação concedida pelo governo da Bahia é a primeira do gênero no Brasil. O jornalista Manoel leal é um dos dez jornalistas e radialistas assassinados na Bahia na década de 90. “Por uma curva da história, chega às mãos de um governador marcado pela luta contra o regime ditatorial, a reparação de um crime político”, pontuou Valéria Leal e completou: “Com um gesto simples, mas que nunca foi feito antes, o governador escreve o seu nome na história”.

Na oportunidade, ainda foi entregue ao governador cartas da esposa, Wanda Vincentini, e mais uma da filha, Adriana Leal, respectivamente, que não puderam comparecer ao encontro, sendo representadas por Marcel e Valéria Leal. O governador disse que o governo constrói muitas obras de tijolo e cimento, mas, explicou que gestos aparentemente simples como esse, fortalecem ainda mais a democracia baiana. “A indenização não devolve a vida do jornalista, mas, é mais um passo a mais contra a impunidade no estado”, explicou Wagner.

O autor do crime, Monzar Castro Brasil, foi demitido da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em 04 de dezembro de 2009. A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia – SJCDH, também encaminhou ofício para Corregedoria solicitando a reabertura do inquérito policial para responsabilização dos autores intelectuais do crime.

O Projeto de Lei nº 18.468, que aprovou o pagamento da indenização, passou pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, no dia 30 de dezembro de 2009, e foi sancionado pelo governador. Hoje, no Dia do Jornalista, a Bahia faz uma homenagem in memoriam ao jornalista Manoel Leal e aos demais jornalistas vítimas de homicídio na década de 1990.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.