Defesa Civil do Estado da Bahia continua em alerta

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), continua trabalhando em regime especial para orientar os municípios e deixar todos os órgãos do governo preparados para possíveis ocorrências causadas pelas fortes chuvas previstas para a Bahia.

Os municípios de Prado, Itanhém, Potiragua, Rui Barbosa, Itagimirim, Medeiros Neto e Lauro de Freitas solicitaram à Cordec, o apoio técnico para formalização do processo de decretação da situação de emergência. Além disso, os técnicos farão avaliação do decreto municipal e ajudarão na elaboração de planos de trabalho para obtenção de recursos emergenciais na esfera federal.

As solicitações desses municípios que demandem atenção de outros órgãos do governo estão sendo encaminhadas e acompanhadas. Órgãos como a Superintendência de Assistência Social (SAS), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a Embasa, o Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar, as Voluntárias Sociais da Bahia e as Casas Civil e Militar permanecem em alerta recebendo comunicados a respeito da situação. Quando necessário, a Cordec encaminhará as demandas de acordo com suas competências.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Antonio Rodrigues, a Cordec, além de agir emergencialmente nas respostas, entende que o fundamental é atuar preventivamente. “Ações simples como podas de árvores, desentupimento de bocas de lobo, limpezas de canais diminuem significativamente os efeitos negativos que a chuva provoca. Em situações de emergências. Todos os órgãos envolvidos já trabalham de forma integrada, seguindo a determinação do governo”. Ele informou que a secretária Arany Santana solicitou que a Cordec se instalasse no gabinete para que ela possa acompanhar de perto as ações de apoio aos municípios de toda a Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120766 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.