Cuba enfrenta pior crise do século 21, diz cardeal

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Cuba enfrenta pior crise do século 21, diz cardeal.
Cuba enfrenta pior crise do século 21, diz cardeal.

O líder da Igreja Católica em Cuba, cardeal Jaime Ortega, afirmou, nesta segunda-feira, que o país enfrenta uma de suas piores crises e que a população não está satisfeita com o sistema socialista.

Nosso país está em uma situação difícil. Certamente a mais difícil que já vivemos no século 21”, disse Ortega em uma entrevista publicada na revista católica Palabra Nueva.

De acordo com o cardeal, a crise econômica global, o embargo dos EUA, os recentes furacões todos tiveram um impacto na ilha, que estaria sofrendo a pior situação econômica desde a crise que se seguiu ao colapso da União Soviética.

Ortega disse ainda que há um consenso nacional de que o governo percisa fazer mudanças “rapidamente”.

“Eu acho que esse sentimento se tornou uma forma de consenso nacional e o atraso das mudanças está produzindo impaciência e desconforto entre a população”, afirmou.

Presos políticos

Ortega pediu ainda que as autoridades cubanas libertem os prisioneiros políticos.

O governo de Cuba vem sendo pressionado a libertar cerca de 200 dissidentes políticos, especialmente depois da morte do preso político Orlando Zapata e das recentes agressões ao grupo Damas de Branco, que reúne mães e mulheres de dissidentes presos.

Segundo Ortega, as recentes ofensas contra o grupo seriam “perturbadoras”.

O cardeal, de 73 anos, afirmou ainda que as pessoas estão falando abertamente sobre as deficiências do sistema socialista em Cuba, classificando o governo como “uma burocracia ao estilo stalinista que produz trabalhadores apáticos e baixa produtividade”.

De acordo correspondente da BBC em Havana Michael Voss, essa não é a primeira vez que Ortega comenta publicamente os eventos recentes do país. Mas, segundo ele, o cardeal ainda não havia sido tão direto como na entrevista ao Palabra Nueva.

Voss afirma ainda que o presidente cubano, Raúl Castro, realizou pequenas reformas econômicas, mas que mudanças maiores levarão tempo.

*Com informaçã do BBC Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110908 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]