Conselho de Segurança elogia eleições no Iraque

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Conselho de Segurança elogia eleições no Iraque.
Conselho de Segurança elogia eleições no Iraque.

Órgão saudou as forças de segurança do país e o Comitê Eleitoral Independente pelas eleições de março, que incluíram mais de 6 mil candidatos; Conselho disse que espera a formação do novo governo, em espírito de cooperação e respeito pela unidade nacional.

O Conselho de Segurança parabenizou a população e o governo do Iraque pelas eleições parlamentares no país, realizadas em 7 de março.

Em comunicado emitido na quarta-feira, o órgão máximo da ONU pediu às entidades políticas para respeitarem os resultados da votação.

Apelo

Os membros do Conselho também fizeram um apelo aos líderes políticos iraquianos para evitarem ações ‘retóricas e inflamatórias’.

O órgão saudou ainda as forças de segurança do Iraque e o Comitê Eleitoral Independente pelas eleições, que incluíram mais de 6 mil candidatos, na disputa por 325 assentos no Conselho de Representantes.

Mais de 12 milhões de iraquianos foram às urnas, apesar da situação de segurança no país. O representante especial de Ban Ki-moon no Iraque, Ad Melkert, classificou as eleições como confiáveis, sem evidências de fraude sistemática na contagem de votos.

Cooperação e Respeito

Segundo agências de notícias, o partido liderado por Iyad Allawi, ex-primeiro-ministro, venceu a disputa com pequena diferença sobre o do atual primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Na nota, o Conselho de Segurança disse que espera a formação do novo governo, em espírito de cooperação e respeito pela unidade nacional.

*Copm  informação  da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112522 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]