Congresso da ONU sobre justiça criminal em Salvador

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Congresso da ONU sobre justiça criminal em Salvador.
Congresso da ONU sobre justiça criminal em Salvador.

Evento reúne mais de 3 mil participantes de 120 países e terá painéis de discussão, oficinas específicas e reuniões promovidas por organizações não governamentais; congresso acontece entre 12 e 19 de abril de 2010na Bahia. 

Começa nesta segunda-feira em Salvador, na Bahia, o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que deve reunir mais de 3 mil participantes de 120 países.

O evento, realizado pela ONU a cada cinco anos, foi organizado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc, em parceira com o Ministério da Justiça do Brasil.

Tema

Sob o tema ‘Estratégias Globais para Desafios Globais: a Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal em um Mundo em Transformação’, o congresso terá painéis de discussão, oficinas específicas e reuniões promovidas por organizações não governamentais.

Um dos objetivos é debater a necessidade de sociedades seguras e justas como pré-requisito para o desenvolvimento e implementação das Metas do Milênio, como disse à Rádio ONU, de Salvador, o Secretário Nacional de Justiça do Brasil, Romeu Tuma Junior.

“E que a gente busque novos caminhos para facilitar uma cooperação internacional especialmente no sentido de se derrubar as barreiras físicas e impedir que essas barreiras possam servir de trincheira para a impunidade”, afirmou.

Ministros

A agenda inclui ainda discussões sobre a infância, juventude e crime, terrorismo, prevenção da criminalidade, tráfico de migrantes e de pessoas, lavagem de dinheiro, crime cibernético, cooperação internacional e violência contra migrantes e famílias.

Um segmento de alto nível com presença esperada de 25 ministros de Estado será realizado nos últimos três dias. O evento acontece entre 12 e 19 de abril

Uma declaração final, resultante da agenda principal, será submetida à Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, em sessão que acontece em Viena, na Áustria, em maio.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]